VOCÊ ESTÁ AQUI:
  • Fiero inaugura escola Sesi-Senai de Jaru, dia 25
Fiero inaugura escola Sesi-Senai de Jaru, dia 25
  • Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero
  • Publicada em 17/05/2017 às 16:09
O prefeito lembra que a implantação do complexo educacional em Jaru é resultado da parceria entre o poder público e privado, com um único objetivo, capacitar mão obra qualificada para o mercado de trabalho. Foi uma espera de 16 anos, que se encerra

Fortalecer e contribuir para a competitividade da indústria rondoniense de Jaru e região. São dois dos principais objetivos do complexo educacional Sesi-Senai-IEL, que o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé inaugura na próxima quinta-feira, 25 de maio, naquele município.

“Esta escola Sesi-Senai trará muitas vantagens à Jaru e a toda Região Centro Oeste do estado”. A afirmação é do presidente da Fiero, Marcelo Thomé.  “Nosso objetivo é fortalecer e contribuir para a competitividade da indústria rondoniense. E o complexo educacional Sesi-Senai de Jaru vai possibilitar acesso a qualificação profissional”, disse.

Thomé lembra que ao dar o nome de João Francisco Correia, a Fiero paga uma dívida antiga e ao mesmo tempo homenageia o senador Tomás Correia e família. Ele ressalta ainda o empenho do ex-presidente da Fiero,Denis Baú, diretor da CNI, pela visão empreendedora, o apoio da classe empresarial de Jaru e da Prefeitura que acreditaram, desde o começo, na importância de o município ter uma escola Sesi-Senai. O presidente da Fiero também cita o empresário João Gonçalves, como um dos maiores defensores da indústria rondoniense, assim como o diretor da Fiero e também empresário Biramar Rosa de Almeida. 

A solenidade, marcada para dez da manhã, contará com a presença de autoridades, lideranças políticas e empresariais, dentre outros convidados. A escola recebe o nome de João Francisco Correia, do senador Tomás Guilherme Correia – promotor de justiça aposentado. Tomás também foi deputado estadual e prefeito de Porto Velho.

O prefeito lembra que a implantação do complexo educacional em Jaru é resultado da parceria entre o poder público e privado, com um único objetivo, capacitar mão obra qualificada para o mercado de trabalho. Foi uma espera de 16 anos, que se encerra com esta inauguração.


A escola Sesi-Senai Jaru tem capacidade para atender, inicialmente 420 alunos nos três turnos e vai ofertar cursos técnicos em Eletrotécnica e Qualidade; Aprendizagem Industrial: Assistente de Produção, Assistente Administrativo e Aprendizagem Técnica em Qualidade. E ainda de qualificação e aperfeiçoamento, como TI: Informática básica, Excel Básico e Avançado, Auto Cad 2D, SketchUp, Corel Draw, Cabeamento Estruturado, Montagem e Manutenção de Computadores, Instalador de Redes Locais, Eletricidade, Saúde e Segurança no Trabalho (NR-35), Alimentos, Automotivo. Os cursos a distância (EAD) estão previstos para 2018.  

Um dos entusiastas do projeto, o empresário e diretor da Fiero, Biramar Rosa de Almeida, mais conhecido como Bira, lembra que o Senai é a melhor escola profissionalizante do Brasil e irá contribuir na formação de mão de obra qualificada. "Somos avaliados de acordo com a nossa capacidade, o mundo é competitivo e requer pessoas preparadas", comentou.

O superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Valério Duarte ressalta que ao analisar as principais ocupações, fica claro que o nível de escolaridade e de ocupações com maior nível de especialização são pontos de necessidade a serem explorados em Jaru e para este contexto, apresenta-se um bolsão de oportunidades para o Sistema Fiero.

Jaru

O município de Jaru é o maior produtor de leite de Rondônia e de toda região Norte, com uma produção diária de cerca de 170 mil litros. A Italac é hoje uma das principais indústrias do setor lácteo do país. Seus produtos chegam a mais de 20 mil pontos de vendas, entre varejistas, atacadistas e distribuidores. A partir daí seguem direto para os lares de milhares de brasileiros. Possui fábricas e postos de captação nos estados de Goiás, Rondônia, Pará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A única empresa do setor de alimentos na cidade de Jaru é o Frigorifico Irmão Gonçalves, indústria de grande porte, com mais de 1.800 trabalhadores. Os Principais destinos da Carne Bovina congelada são: Hong Kong (50%), Egito (38%), Rússia (10%) e China 0,48%, Estados Unidos 0,50% e Peru 0,44%. Jaru é o principal fornecedor brasileiro de carne bovina congelada para Hong Kong. 

  • Atualizada em 17/05/2017 às 16:09:38