Error processing SSI file
VOCÊ ESTÁ AQUI:
  • Abertas inscrições para a semana de enfrentamento ao uso de álcool e drogas em Porto Velho
Abertas inscrições para a semana de enfrentamento ao uso de álcool e drogas em Porto Velho
  • Fonte: Secom
  • Publicada em 18/05/2017 às 19:04
Programada para o período de 25 a 30 de junho, a Semana de Enfrentamento ao Uso do Álcool e outras Drogas, edição de 2017, quer ir mais longe em seus objetivos.

Programada para o período de 25 a 30 de junho, a Semana de Enfrentamento ao Uso do Álcool e outras Drogas, edição de 2017, quer ir mais longe em seus objetivos. Além da discussão deste problema de saúde pública, pretende capacitar o maior número possível de técnicos que atuam nas redes pública e privada de saúde, assistência social, educadores e junto à sociedade assistencial para prevenção à dependência química.

Para isso, o governo de Rondônia montou uma vasta programação para o auditório do Oscar Hotel em Porto Velho, com Workshop de Terapia Comunitária Integrativa e Curso para Comunidades Terapêuticas, eventos que serão orientados pelo professor doutor em psiquiatria Adalberto Barreto, autoridade mundial em antropologia e terapia familiar, criador da metodologia da Terapia Comunitária Integrativa; o professor Maurício Landre, assistente social, especialista em dependência química e mestrando em psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e o médico psiquiatra Jairo Bouer sobre o uso indevido de álcool e outras drogas na atualidade, esse último nas instalações do Teatro Estadual Palácio das Artes.

Gratuitas e abertas a todos os técnicos e pessoas interessadas ou que trabalham em instituições e entidades de apoio a dependentes, as inscrições foram abertas nesta quarta-feira (17), segundo informou a psicóloga Dionéia Martins, gerente de Tratamento da Superintendência de Políticas sobre Drogas do Governo de Rondônia (Sepoad).

Os inscritos poderão também tomar parte de uma série de outras atividades que serão desenvolvidas por comunidades e por escolas da capital. As inscrições podem ser feitas no portal do governo http://www.rondonia.ro.gov.br/sepoad.

Importa destacar que, muito além de ser um momento para reflexão ou apenas para marcar o dia internacional de combate ao tráfico e uso indevido de drogas, esta semana é uma das estratégias do governo estadual, desde 2013, para o desencadeamento de diversas ações para o enfrentamento da problemática de saúde pública gerada pelo uso de álcool e outras drogas. Assim como em vários países do mundo, o Estado de Rondônia vem fazendo todo esforço por meio de seu órgão gestor da política sobre drogas, realizando eventos e campanhas nesta e em outras datas, com o objetivo de mobilizar o apoio e inspirar a população a atuar de forma integrada na construção de uma resposta ao problema das drogas.

IMPORTÂNCIA DO ENFRENTAMENTO

O consumo de drogas tem se mostrado um dos mais complexos e inquietantes fenômenos da atualidade, exigindo que os governos e a sociedade partilhem a responsabilidade na busca de alternativas que levem à sua melhor compreensão e abordagem.

Estudos científicos e pesquisas têm demonstrado que o envolvimento da sociedade como coparticipante no enfrentamento a problemática do uso de drogas permite que melhores resultados sejam alcançados. Daí a importância da união das forças do governo, da sociedade civil, da iniciativa privada, e da rede de educação nas ações que visem a prevenção ao uso indevido de drogas por crianças, adolescentes e adultos com o objetivo de romper o ciclo que leva a agravos físicos, emocionais, sociais e à dependência química.

Nunca é demais lembrar que as estratégias de prevenção, de modo geral, proporcionam uma melhor qualidade de vida às pessoas, possibilitando melhores perspectivas e motivação para a vida social, profissional, familiar e afetiva, essenciais neste processo.

Assim, é imperativo afirmar que a prevenção ao consumo do uso indevido de álcool e outras drogas torna-se um elemento imprescindível para evitar problemas relacionados à saúde, ocupacionais, de evasão escolar, rompimento de vínculos familiares, violência doméstica, acidentes de trânsito e de trabalho, e em alguns casos, até o envolvimento com a criminalidade. Por este motivo a participação dos técnicos, dos especialistas e da comunidade nesta Semana de Enfrentamento ao Uso do Álcool e outras Drogas é fundamental para o sucesso das ações aplicadas nos sistemas de prevenção e apoio.

Na verdade, a Semana de Enfrentamento inicia oficialmente dia 25 de junho com um projeto de mobilização social, o Projeto Acordar, cujo lema é “Drogas, Problemas de todos!”, que será realizado na praça de esporte Derochi Pequeno Franco (Cláudio Coutinho), a partir das 16h, com tendas temáticas, onde serão oferecidos serviços voltados para a promoção da saúde, atividades lúdicas para crianças, apresentações culturais, artísticas e orientações acerca do uso indevido de álcool e outras drogas, bem como sobre a dependência química.

  • Atualizada em 18/05/2017 às 19:04:57