Você sabe o que é a geração “Nem Nem”? São jovens, com idade entre 14 e 29 anos que nem estudam e nem trabalham. De acordo com dados do IBGE, em 2014, 24% da população brasileira nesta faixa etária estava inclusa no grupo “nem nem”, números altos que refletem negativamente na economia do país.
Em Ariquemes, uma parceria entre a Prefeitura e a Ong Recode, vem mudando a realidade de vários jovens. O programa “Conecta Biblioteca” é desenvolvido na Biblioteca Municipal Pedro Tavares Batalha, onde cursos profissionalizantes na área de informática são oferecidos para jovens inseridos em famílias carentes.
A Ong fez a doação de 11 computadores, e o poder executivo disponibilizou o espaço e técnicos para atender a demanda. Só em 2017, 400 alunos foram formados nos cursos de Introdução e Iniciação a Programação e Jogos Lógicos para Programação. Destes, pelo menos 35 alunos faziam parte da geração “Nem Nem”, ocupando a 3ª colocação no Ranking Nacional, entre as 92 bibliotecas participantes. Além disso, hoje a biblioteca oferece para a população, cursos de informática básica e digitação, oficinas, e um vasto acervo, com aproximadamente 30 mil livros para pesquisas.
O desempenho da Biblioteca, serviu de exemplo para as demais do país, e por isso, Cíntia de Jesus, Bibliotecária e coordenadora das ações em Ariquemes, tornou-se embaixadora da Ong RECODE e deve representar a cidade, num encontro nacional da Ong, que ocorre entre os dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro.