VOCÊ ESTÁ AQUI:
  • Carta de Encontro de Faixa de Fronteira de Rondônia será entregue a Temer
Carta de Encontro de Faixa de Fronteira de Rondônia será entregue a Temer
  • Fonte: Da Redação
  • Publicada em 11/08/2017 às 09:11
As estratégias formuladas visam o desenvolvimento da Faixa de Fronteira de Estado. Os integrantes do Neifro participaram de reunião para delimitar ações prioritárias.

O Núcleo Estadual para o Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (Neifro) realizou reunião na Câmara de Vereadores de Costa Marques, para fazer um balanço das atividades desenvolvidas e discutir novas estratégias para atuação do núcleo a médio e longo prazos. Os assuntos tratados foram transformados em uma Carta de Costa Marques, com a intenção de entregá-la ao presidente Michel Temer.

Durante o encontro, os integrantes do Neifro de Brasil e Bolívia apontaram novas medidas para a continuidade dos objetivos que integram as metas que fundamentaram a criação do núcleo.  Na nova proposta, foi delimitada a produção de uma agenda em consonância com as atividades do Governo Federal contemplando as prioridades dos Núcleos de Fronteiras.

Dentre os assuntos debatidos e registrados na Carta de Costa Marques estão à integração do comitê binacional fronteiriço entre as cidades de Guajara-Mirim (BR) e Guayaramiryn (BO) e entre outras cidades existentes na faixa de fronteira; formação e qualificação de profissionais de segurança pública binacional; implantação de balsa entre as cidades de Costa Marques (BR) e San Joaquin (BO); instalação de alfândega e fixação de seus respectivos efetivos da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal, facilitando a circulação de pessoas; fomentar o comércio e a viabilidade logística de Costa Marques (BR) e Magdalena (BO), entre outras ações.

Na Carta consta ainda a ampliação do diálogo entre o Ministério da Integração Nacional e o Ministério das Relações Exteriores para viabilizar o entendimento das demandas binacionais dos territórios de fronteira buscando a celeridade na pactuação de acordos e projetos internacionais.

Na ocasião, foi criada a Comissão Binacional, formada por técnicos para que apontem dados e documentos, subsídios para cada item mencionado, para entrega posterior ao Governador de Rondônia Confúcio Moura, que dará prosseguimento a tratativa com o presidente Temer.  

 

  • Atualizada em 11/08/2017 às 09:15:21