VOCÊ ESTÁ AQUI:
  • Dos carnavais em estilo antigo ao AXÉ FOLIA a população brinca nos corredores culturais
Dos carnavais em estilo antigo ao AXÉ FOLIA a população brinca nos corredores culturais
  • Fonte: Da Redação
  • Publicada em 08/02/2018 às 19:57
O governo do Estado se manteve preocupado com a segurança pública, promoção de saúde e combate a violência no período momesco

O carnaval nos corredores culturais de Porto Velho nesta quinta (8) e sexta (9) será animado com a saída dos blocos Vai Volta, Usdy Phora e o Canto da Coruja, respectivamente. Sábado tem a Banda do Vai Quem Quer e no domingo Murupi e Furacão Kids. Mas a programação ainda conta com folia na segunda, terça, sexta e sábado, sendo que o desfile das escolas de Samba foi adiado para o dia 24 de fevereiro.

Para encerrar os festejos momescos Porto Velho vai aderir a modernidade carnavalesca com o bloco Axé Folia, que tem 8 anos de existência e todos os anos arrasta para as ruas milhares de foliões. A característica do bloco é moderna e traz ao som dos trios elétricos o axé music, um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador.

Em Porto Velho o carnaval atende todos os anseios com blocos que destacam a história dos carnavais, outros valorizam mais os momentos de descontração e há aqueles que mesclam o estilo. A Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho, que tem como um dos representantes Mavignier Ferro, acompanha o calendário e trabalha em conjunto para garantir apoio e segurança para os foliões.

Os desfiles são realizados em circuitos, chamados de corredores culturais, como Pinheiro Machado (Centro), Areal, Jatuarana e zona Leste. O governo do Estado através da Sejucel, Rodnei Paes, e o deputado Léo Moraes, em contantes reuniões ouviram as necessidades dos blocos e disponibilizaram recursos públicos para que os festejos tivessem os cuidados do Poder Público com a segurança e saúde dos foliões, e da população de um modo geral.

A Policia Militar após consolidação do calendário de festejos garantiu um planejamento estratégico para manter a população com uma cobertura completa de segurança pública. Os órgãos governamentais, através de ferramentas digitais disponibilizadas pela Sejucel, realizam campanhas de prevenção e promoção a saúde e contra violência.

  • Atualizada em 08/02/2018 às 19:57:31