VOCÊ ESTÁ AQUI:
  • Escola João Bento concorre a Prêmio Gestão Escolar 2017
Escola João Bento concorre a Prêmio Gestão Escolar 2017
  • Fonte: Da Redação - Com informações da Secom
  • Publicada em 10/10/2017 às 17:50
A escola pode ficar entre as primeiras colocadas nas cinco regiões brasileiras e vai concorrer ao Prêmio Escola Referência Nacional

A Escola Estadual de Ensino Médio João Bento da Costa, localizada na zona Sul de Porto Vlho, é uma das mais prestigiadas no conceito de ensino e preparação de estudantes para vestibulares, através do projeto "Terceirão" e recentemente ela conseguiu ser a vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar (PGE-2017), indo direto para concorrer ao destaque regional, em evento que acontecerá na cidade de Rio Branco (AC), nos dias 19 e 20.

A escola pode ficar entre as primeiras colocadas nas cinco regiões brasileiras e vai concorrer ao Prêmio Escola Referência Nacional, que acontece no dia 6 de dezembro, cuja premiação é R$ 30 mil, que é dado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que promove o evento junto com o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) já há 19 anos.

Nos anos anteriores o diretor da escola vencedora no nacional ganhava uma viagem aos Estados Unidos, porém este devido a mudança da presidência norte americana, não foi mantida a parceria o que acabou surgindo a premiação de R$ 30 mil para ser aplicados na melhoria da estrutura física e pedagógica da escola.

O município de Vilhena se destacou no ano passado com a vitória da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Rondon.

Rondônia se destacou esse ano em nível nacional por ter colocado 318 escolas inscritas, o que equivale a 31% do total de 1.143 instituições de ensino público. Em todo o País há 146.065  escolas públicas, mas apenas 4.119 concorreram.

Após a etapa estadual em que obteve a classificação para ficar em primeiro, na etapa regional, a Escola Estadual de Ensino Médio João Bento da Costa estará sendo analisada por um dos comitês, que possuem especialistas contratados pela Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar. Essa comissão tem como objeto de análise a ficha de inscrição elaborada pela escola.

Dando prosseguimento, passando para a etapa nacional, a comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, através por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indicará a escola que terá o título de “Referência Brasil” a partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os diretores.

Conforme dados do MEC, a escola chegou a ocupar o primeiro lugar no Estado de Rondônia, com média superior aos 514 pontos na prova objetiva e 574 na redação; e entre as escolas estaduais da região Norte e do País ficou em terceiro lugar, perdendo apenas para o Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas e para a Escola Estadual de Tempo Integral Marcantonio Villaça II, também daquele Estado, em 2013.

A Escola João Bento da Costa é uma referência em Rondônia, e conta este ano com 3.330 alunos, concorrendo ao prêmio referência nacional com o projeto “Teiceirão”, criado há cerca de 15 anos por um grupo de professores, da própria instituição, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos vestibulandos, e que anualmente vem mostrando que uma escola pública pode se destacar com a aprovação em vestibulares para cursos com recordes de concorrência.

  • Atualizada em 10/10/2017 às 17:54:16