Error processing SSI file
VOCÊ ESTÁ AQUI:
  • “Leitura no Sítio” acontece neste sábado em tradicional bairro de Porto Velho
“Leitura no Sítio” acontece neste sábado em tradicional bairro de Porto Velho
  • Fonte: Da Redação
  • Publicada em 26/05/2017 às 17:38
A iniciativa é da professora e bibliotecária Glória Grangeiro, que promove o encontro dos pequenos leitores com professores e técnicos voluntários para a leitura de obras como incentivo.

Acontece neste sábado (27) o projeto “Leitura no Sítio”, um trabalho que incentiva a leitura para as crianças de comunidades carentes da área do bairro Triângulo entorno. A iniciativa é da professora e bibliotecária Glória Grangeiro, que promove o encontro dos pequenos leitores com professores e técnicos voluntários para a leitura de obras como incentivo. “Leitura no Sítio” ocorre há 12 anos no mesmo local, em frente a casa de Glória, onde sob as copas das árvores são estendidas lonas para forrar o chão e nesse espaço as crianças vão escolhendo os livros que vão querer ler.

Ressaltando que os voluntários que participam dessa ação são professores e alunos de diversos departamentos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), assim como professores da rede pública. Consta da ação que as crianças atendidas recebem cadernos e são estimuladas a escrever o que leram, com isso é possível relacionar as histórias lidas com as experiências vividas por elas. Dentro desse contexto as crianças também podem falar sobre o que leram, estreitando o seu relacionamento como leitor e o livro.

Com essa dinâmica e a extenção da qualidade do projeto “Leitura no Sítio”, acabou ganhando dimensões maiores, pois gradativamente nesse período em que foi colocada em ação o número de jovens leitores tem aumentado significativamente. Foi feita parceria com integrantes do GEAL – Grupo de Estudos Integrados sobre Aquisição da Linguagem, da UNIR.

Devido a aceitação e o ótimo trabalho desenvolvido com o “Leitura no Sítio” outras vertentes foram se estabeleceram como as sessões de leitura dentro do próprio grupo de voluntários, com encontros no sítio para que todos conheçam os livros novos, recebidos para análise do Prêmio FNLIJ, do qual a coordenadora é votante. Tem também a Oficina de Leitura para os Professores, que são realizadas nas escolas, onde os professores universitários desenvolvem ações visando oferecer subsídios teóricos e práticos para a leitura na sala de aula, de modo a sensibilizar os professores das escolas para a questão tão relevante que é a formação de leitores pela escola.

A divulgação do projeto pela mídia fez com que ocorressem Oficinas de Leituras em outras escolas, que acarretou a frequente solicitação de outras escolas, que são prontamente atendidas. E a doação de livros, pois ao longo da história do projeto, a equipe vem estimulando a criação e a ampliação de espaços de leitura, bem como vem fazendo a doação de livros para algumas escolas, especialmente as da periferia e ribeirinhas. Vale ressaltar também o apoio aos acadêmicos que participam do projeto “Leitura no Sítio” com empréstimo de livros para serem utilizados nas escolas onde trabalham, com alunos e com professores e com o empréstimo de livros teóricos para as sessões de estudo.

Os professores que desenvolvem projetos de leitura em suas escolas também são atendidos com empréstimo de livros. As atividades somente acontecem no período de abril a dezembro. Nos outros meses, por causa das chuvas constantes, somente é realizado o empréstimo dos livros, nas manhãs dos sábados. Amanhã tem novo encontro. O projeto ocorre proximo ao prédio do Iphan, na Presidente Dutra, região do bairro Triângulo.

  • Atualizada em 26/05/2017 às 17:46:10