VOCÊ ESTÁ AQUI:
  • Medida Provisória beneficiará mais de 10 milhões de pessoas com saque do PIS/Pasep
Medida Provisória beneficiará mais de 10 milhões de pessoas com saque do PIS/Pasep
  • Fonte: Da Redação
  • Publicada em 08/01/2018 às 09:30
Ministério do Planejamento divulgou nesta segunda-feira calendário para 2018. Ficarão disponíveis R$ 21,4 bilhões para pagamentos a idosos a partir de 60 anos.

O Ministério do Planejamento divulgou na manhã desta segunda-feira (8) o calendário de saques do PIS/Pasep para mulheres a partir de 60 anos e homens a partir de 62 anos. Os valores serão liberados a partir dos dias 22 e 24 de janeiro. Os saques serão possíveis devido a publicação da Medida Provisória 813/2017, que reduziu a idade mínima para acesso ao benefício do Fundo do PIS/Pasep. Ficarão disponíveis R$ 21,4 bilhões para saques a 10,9 milhões de pessoas em todo o país.

Os correntistas da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil, instituições financeiras responsáveis pelos pagamentos de trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos, respectivamente, terão os valores creditados em suas contas no dia 22 de janeiro. Para os que não possuem conta em banco, o pagamento nas agências inicia no dia 24.

De acordo com o Ministério do Planejamento, nessa nova etapa de saques, haverá crédito automático dos valores dos cotistas para os dependentes ou herdeiros, mesmo que eles não sejam correntistas do Banco do Brasil ou da Caixa. O governo está cruzando dados dos bancos e do INSS para liberar os recursos.

O Ministério do Planejamento enfatiza que continua liberado o saque para aposentados, idosos com mais de 70 anos e herdeiros de cotistas falecidos - não é necessário esperar o calendário.

Calendário - Esta é a segunda Medida Provisória que reduz a idade mínima para saque do PIS/Pasep. A anterior prevê saque para mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais. Para este público o saldo das contas passam a ser liberados hoje (8/01).

Já para quem se enquadra na segunda MP, o crédito será efetuado dia 22/01: crédito em conta corrente para idosos com idade a partir de 60 anos com conta na Caixa e BB.

A partir de 24/01 estarão liberados os saques para os que não possuem contas em bancos.

Em qualquer data, sem necessidade de seguir calendário: saque para aposentados, idosos com mais de 70 anos e herdeiros de cotistas falecidos

Tem direito aos recursos do fundo de cotistas o trabalhador do setor público ou privado que tenha contribuído para o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo.

 

 

 

 

  • Atualizada em 08/01/2018 às 10:52:43