VOCÊ ESTÁ AQUI:
  • Oitava edição do projeto Missão Pedagógica no Parlamento
Oitava edição do projeto Missão Pedagógica no Parlamento
  • Fonte: Agência Câmara Notícias
  • Publicada em 12/06/2018 às 10:01
O grupo de 54 educadores foi selecionado com base no desempenho obtido no curso a distância

Entre os dias 4 e 8 de junho, a Câmara dos Deputados promoveu a 8ª edição da fase presencial do Missão Pedagógica no Parlamento 2018, programa da Câmara dos Deputados de capacitação em educação para democracia. O grupo de 54 educadores (dois por estado, mais dois do Distrito Federal) foi selecionado com base no desempenho obtido no curso a distância "Educação para Democracia e o Parlamento".

Importância do curso
O professor Antônio Carlos Batista de Oliveira, da cidade de Senador Canedo (GO), ressaltou que o curso é de extrema importância porque ajuda os professores participantes a perceberem como o poder Legislativo atua e como as leis são elaboradas, já que permite aprender sobre o papel do deputado na sociedade. O professor irá demonstrar aos seus alunos como funciona o poder legislativo, qual o papel do deputado na sociedade e como ele pode contribuir para o crescimento do país. “O aluno precisa perceber como que as leis são criadas e qual o papel do deputado”, destacou.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Programa Missão Pedagógica – Simulação do Trabalho das Comissões

No curso, há simulação do trabalho nas comissões

O professor Salomão Souza Alencar, de Manacapuru (AM), afirma que aprendeu novas técnicas e métodos educacionais e que pretende trabalhar com os alunos a questão do fluxo migratório através de um ciclo de palestra para evitar casos de xenofobia.

“A gente faz fronteira com a Venezuela com a Colômbia, com o Peru e especificamente no nosso ambiente escolar na nossa região nós estamos recebendo muitos imigrantes. Temos que nos colocar no lugar do outro,“ disse.

Ele destacou também que, com a sua vinda para o curso, mudou sua concepção sobre a Câmara. “Quando se fala em Câmara dos Deputados, a gente tem logo uma visão deturpada. Eu não imaginava que tinha toda essa estrutura, que foca na questão da democracia, da cidadania e da educação em vários aspectos.”

Educação para a democracia
Segundo a coordenadora, Corina Castro, o curso é uma ação voltada à educação para a democracia no país. O módulo presencial, com carga horária de 40 horas, aborda conhecimentos relacionados ao tema nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em especial, noções sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e as funções do Parlamento.

Entre os objetivos do programa Missão Pedagógica no Parlamento está o de contribuir para a valorização da escola como espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e também para a disseminação de conhecimentos sobre o Poder Legislativo, ressaltando o papel institucional da Câmara dos Deputados como promotora da democracia.

Neste ano, a novidade foi a participação de dois professores da edição anterior, que apresentaram a publicação de um livro com todos os projetos desenvolvidos pelos professores participantes da edição anterior do curso. “Foi muito interessante, porque mostra como que essa rede de apoio é importante”, destacou.

  • Atualizada em 12/06/2018 às 10:13:56