VOCÊ ESTÁ AQUI:
  • Reserva extrativista do Lago Cuniã pode ser ampliada com a redução de outra reserva
Reserva extrativista do Lago Cuniã pode ser ampliada com a redução de outra reserva
  • Fonte: Redação orondoniense
  • Publicada em 16/06/2018 às 10:48
Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto pode ser reduz em 20.462 hectares e compensa ampliação da Resex de Cuniã

A Reserva Extrativista (Resex) do Rio Ouro Preto poderá ter redução de 35% da área para que a ampliação da Resex do Lago Cuniã possa ocorrer, em Rondônia. O projeto de lei passou pelo Senado Federal e foi aprovado no início da semana pela Comissão de Meio Ambiente (CMA). 
O projeto é do senador Valdir Raupp (MDB RO) e reduz em 20.462 hectares a área a ser desafetada da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Ouro Preto. Caso não ocorra recurso para análise em Plenário, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.
DEBATE
A área oferecida como compensação, na Reserva Extrativista do Lago de Cuniã, pertence ao bioma amazônico e possui elevada biodiversidade e alto grau de conservação, de acordo com laudos e essa ampliação vai fazer a correção dos limites da unidade de preservação.
O relator da proposição, senador Jorge Viana (PT-AC), quando ocorreu a audiência citou estudo técnico elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e explicou que o assunto já foi motivo de debates.
“A ampliação da Reserva Extrativista do Lago Cuniã é uma oportunidade para garantir a proteção ao ecossistema local e para assegurar a inclusão social, mediante o manejo equilibrado e sustentável dos recursos naturais disponíveis pelas populações extrativistas”, justificou no relatório.

  • Atualizada em 16/06/2018 às 10:48:17