Connect with us

Hi, what are you looking for?

Destaques

04/01/2021- 39 anos de Instalação do Estado de Rondônia – Por Rita Vieira

“Nem a chuva atrapalhou a cerimônia!”


É o que relatam os jornais da época, sobre a cerimônia de Instalação do Estado e posse do Governador Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, em 04 de janeiro de 1982, que estava sendo reconduzido ao cargo, pois havia sido o último governador do Território Federal de Rondônia e um dos responsáveis pelo processo de elevação à Estado.

Em pleno verão amazônico, período de intensas chuvas, que vão de meados de setembro até abril de todos os anos, a cerimônia não foi menos valoroza por causa da bruma amazônica.


Na mesma data foi criado o Tribunal de Justiça do Estado, o Tribunal de Contas do Estado, foram nomeados pelo governador empossado os secretários que o ajudariam a gerir o Estado a partir daquela data, com destaque pra José Adelino, secretário de saúde e Chiquilito Erse, secretário de administração, que mais tarde, foi prefeito de Porto Velho, pela boa atuação como secretário de Teixeirão.

Coral na cerimônia de Instalação

Rondônia passava a ser mais uma estrela brilhante na bandeira do Brasil, terra acolhedora em período de crescimento econômico. Após a criação e instalação, Rondônia ganhou a hidrelétrica de Samuel em Candeias do Jamari, uma empresa de telefonia – a Teleron, 5 novos municípios para o interior e o BERON – Banco de Rondônia, tudo para permitir o melhor progresso e desenvolvimento da terra forjada por destemidos pioneiros, que continuavam chegando desenfreadamente à região, tanto pelo garimpo de ouro no Rio Madeira, quanto pelos programas de colonização recente, no interior do recém nascido Estado.

Posse do Governador e secretários

Fotos, informações e histórico da elevação de Rondônia à Estado podem ser encontradas e visitadas no Memorial Jorge Teixeira, que se encontra na casa que é ex-residência oficial do Estado de Rondônia, situado à Rua José Bonifácio, n° 501, centro, em frente ao Teatro Banzeiros da Prefeitura, funcionando de segunda à sexta-feira, das 08:00 as 11:00.

Rita Vieira

Formada em História pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), professora de História na Escola João Bento da Costa e Medquim Vestibulares, especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos, além de estudiosa e pesquisadora da História Regional.

Contato: ritaclaravieira@gmail.com

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...