Destaques Especiais

04/01/2021- 39 anos de Instalação do Estado de Rondônia – Por Rita Vieira

“Nem a chuva atrapalhou a cerimônia!”


É o que relatam os jornais da época, sobre a cerimônia de Instalação do Estado e posse do Governador Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, em 04 de janeiro de 1982, que estava sendo reconduzido ao cargo, pois havia sido o último governador do Território Federal de Rondônia e um dos responsáveis pelo processo de elevação à Estado.

Em pleno verão amazônico, período de intensas chuvas, que vão de meados de setembro até abril de todos os anos, a cerimônia não foi menos valoroza por causa da bruma amazônica.


Na mesma data foi criado o Tribunal de Justiça do Estado, o Tribunal de Contas do Estado, foram nomeados pelo governador empossado os secretários que o ajudariam a gerir o Estado a partir daquela data, com destaque pra José Adelino, secretário de saúde e Chiquilito Erse, secretário de administração, que mais tarde, foi prefeito de Porto Velho, pela boa atuação como secretário de Teixeirão.

Coral na cerimônia de Instalação

Rondônia passava a ser mais uma estrela brilhante na bandeira do Brasil, terra acolhedora em período de crescimento econômico. Após a criação e instalação, Rondônia ganhou a hidrelétrica de Samuel em Candeias do Jamari, uma empresa de telefonia – a Teleron, 5 novos municípios para o interior e o BERON – Banco de Rondônia, tudo para permitir o melhor progresso e desenvolvimento da terra forjada por destemidos pioneiros, que continuavam chegando desenfreadamente à região, tanto pelo garimpo de ouro no Rio Madeira, quanto pelos programas de colonização recente, no interior do recém nascido Estado.

Posse do Governador e secretários

Fotos, informações e histórico da elevação de Rondônia à Estado podem ser encontradas e visitadas no Memorial Jorge Teixeira, que se encontra na casa que é ex-residência oficial do Estado de Rondônia, situado à Rua José Bonifácio, n° 501, centro, em frente ao Teatro Banzeiros da Prefeitura, funcionando de segunda à sexta-feira, das 08:00 as 11:00.

Rita Vieira

Formada em História pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), professora de História na Escola João Bento da Costa e Medquim Vestibulares, especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos, além de estudiosa e pesquisadora da História Regional.

Contato: ritaclaravieira@gmail.com