Interior

195 famílias são beneficiadas com regularização de 75 mil m² no bairro Embratel

O Rondoniense 195 famílias são beneficiadas com regularização de 75 mil m² no bairro Embratel
O Rondoniense 195 famílias são beneficiadas com regularização de 75 mil m² no bairro Embratel
Above

A Prefeitura de Vilhena concluiu a regularização de uma área de 75 mil metros quadrados onde vivem quase 200 famílias no Parque São Paulo, antigo Embratel. Se arrastando há cerca de 6 anos, o processo de adequação dos documentos ganhou velocidade na atual gestão e agora permitirá aos moradores que possam ter o título de suas propriedades.

“Isso vai garantir que cada um dos donos possa conseguir financiamentos, empréstimos ou negociar seus imóveis com mais segurança e garantias, além de ganhar com a valorização do terreno, agora documentado”, explica Ricardo Zancan, secretário de Planejamento.

Inicialmente destinada como área verde do município, o local passou a ser ocupado por moradores no início dos anos 2000. Dentro de pouco mais de dois anos, 60% dos lotes já haviam recebido moradores. O local chegou a ser conhecido como o popular “Grilo do Embratel”.

Hoje a área abrange 9 quadras e 7 ruas, na maior parte residencial, mas também contando com pontos comerciais. O processo burocrático já se estendia por 6 anos para a regularização dos lotes, mas, com a agilidade solicitada pela Semplan, o processo pôde ser finalizado rapidamente nesta gestão.

“Administrativamente temos trabalhado muito para que a população não sofra com a burocracia. Cada morador dessa região agora poderá, de fato e de direito, chamar a casa de sua”, conta o prefeito Eduardo Japonês.

E AGORA? – A Prefeitura agora vai encaminhar a documentação para o cartório de registro de imóveis, que vai abrir as matrículas de cada lote. O processo pode levar cerca de um mês e na sequência toda a área estará quite. A partir de então todos os moradores deverão procurar a Prefeitura para iniciar seus processos de reconhecimento de posse que vão atestar que eles são os donos efetivos de suas propriedades. Esse processo dará a cada um o direito à posse e titularidade do imóvel.

Semcom

 

Below