Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

1ª Reunião da Rede de Ouvidorias Publicas do Estado de Rondônia define ações para 2020

A 1ª Reunião ordinária da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Rondônia  do ano de  2020, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (20) no Plenarinho II da Assembleia  Legislativa em Porto Velho, foi presidida pelo ouvidor geral interino do Estado e presidente da Rede, João Bosco Cardoso e pela ouvidora geral da Defensoria Pública e vice-presidente, Valdirene Oliveira.

O Dia do Ouvidor, que é comemorado em 16 de março, foi um dos primeiros assuntos discutidos na pauta e ficou  acordado que haverá uma solenidade de homenagens de reconhecimento às instituições que congregam a Rede de Ouvidorias Públicas e contribuem  para o fortalecimento da transparência e combate a corrupção.

A Controladoria Geral da União em Rondônia, através do Superintendente, Mauricio Kurilo, apresentou dois cursos de formação continuada que serão ministrados no mês de junho e setembro.

Para o mês de junho está previsto entre os dias 16 a 18 o curso: Defesa do Usuário e Simplificação, que foi desenvolvido com o objetivo de abordar a nova sistemática e os procedimentos para o atendimento aos usuários trazidos pela Lei Federal 13.460/2017 (Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos) e pelo Decreto 9.094/2017 (Decreto Federal sobre Simplificação), que devem ser seguidos pelas Ouvidorias Públicas e demais setores do Poder Público.

Para o mês de setembro está agendado pela CGU, o curso: Tratamento de Denuncias em Ouvidoria, que foi desenvolvido com o objetivo de estimular a construção de competências relacionadas ao recebimento e tratamento das denuncias pelas ouvidorias públicas, contribuindo para a qualificação dos agentes públicas que trabalham no combate a corrupção, bem como para o   aprimoramento da Administração Pública.

O Superintendente em sua fala também explicou que será implantado no âmbito do Executivo Estadual, o Plano de Integridade, uma vez que o Estado de Rondônia vem se destacando em diversas áreas. “O Governo Estadual vem dando abertura e transparência em suas ações, isso possibilita a melhoria no combate a corrupção”, observou.

Por fim, foram tratados sobre o calendário e planejamento das reuniões além da  disseminação de informações das ações da Rede, através de sistema de comunicação em Site e Rede sociais, como Facebook e Instagram.

A reunião contou com a participação das Ouvidorias da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Controladoria Geral da União/RO, Defensoria Pública, Prefeitura da Capital, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia.

 

Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Bosco Cardoso
Secom – Governo de Rondônia

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...