Brasil Capital Cultura Destaques

2 de dezembro Dia Nacional do Samba

Above

O Dia Nacional do Samba ou Dia e em 2 de dezembro. O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade onde o samba e destaque, e popularizado virando o ritmo oficial da festa, o samba é apreciado por diversos brasileiros em todo território nacional.

A origem do Dia Nacional do Samba e sua celebração comemorativa oficial,  foi aprovado inicialmente como lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), através da Lei n° 554, de 27 julho de 1964. Ao mesmo tempo em que no estado da Bahia, também havia um projeto de lei, de 1963, que pretendia instituir o Dia do Samba. Já considerando a sua aprovação.

É por esse motivo que se passou a divulgar a ideia de essa seria uma data para homenagem ao sambistas. Assim, embora o Dia Nacional do Samba não seja oficial, a sua comemoração é conhecida nacionalmente, e comemorada em todo o Brasil.

Vale ressaltar que existem diversas variações do samba com outros estilos músicas. Entre eles, o que se destaca é o Samba Rock, o Samba enredo, o Samba pagode, o Samba carnavalesco, o Samba de gafieira e claro sem esquecer da mais famosa delas, a Bossa Nova, que a fusão do Samba com o Jazz americano.

Porto velho

As comemorações nesta semana pela capital, veja a programação:

  • Hoje, 02 de dezembro, o Asfaltão fará uma roda de samba no bar do Calixto, R. Osvaldo Calixto – Cuniã.
  • Na quarta-feira, 04 de dezembro, terá o Tacacá Musical em homenagem ao dia do samba
  • No sábado,  07 de dezembro, a municipalidade fara a comemoração no Mercado Cultural com a apresentação do Projeto Damas do Samba, da Escola de Samba da Zona Leste, Projeto Samba Autoral, da Escola de Samba Asfaltão e o Tributo ao Menestrel, com Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba.
Below