Living

Serra Dona Francisca já tem data aproximada para receber melhorias e áreas de escape – Portal A Gazeta

DIVULGAÇÃO
Na famosa ‘Primeira curva’, trajeto será redefinido
SC-418
Elvis Lozeiko – elvis@gazetasbs.com.br | Região
09/07/2024 – 15:06

Depois de vários discursos – e de diferentes ocorrências de trânsito –, o governo estadual deu um passo concreto para que obras de melhorias sejam feitas na SC-418, na região da Serra Dona Francisca. As intervenções, anunciadas por meio do lançamento do edital de licitação, estão previstas para uma área de pouco mais de 2 quilômetros, dos Km 15,375 ao 17,400, compreendendo um trecho nos arredores do mirante, que fica no Km 16.
As empresas interessadas na execução têm até às 14h15 do dia 31 para apresentação de propostas e documentos. A abertura dos envelopes ocorre logo em seguida. A vencedora terá 12 meses para executar os trabalhos, a partir da emissão da ordem de serviço. A ordem de serviço geralmente ocorre semanas após essa abertura dos envelopes, ou seja, a expectativa é que a obra na Serra Dona Francisca possa iniciar ainda este ano, embora essa informação não esteja confirmada pelo governo do estado ainda.
O projeto prevê a instalação de duas áreas de escape, no caso, na conhecida “Primeira curva”, inclusive com a redefinição do trajeto, e também no local onde ocorreu um acidente com um caminhão carregado com produtos químicos, recentemente. São alguns dos pontos de maior sinuosidade da rodovia, uma das mais antigas de Santa Catarina.
Conforme a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, a via tem características geométricas que contêm trechos com rampas acentuadas, causando inúmeros acidentes devido à perda da condição de frenagem de veículos, sobretudo de veículos pesados.
“As áreas de escape têm função de desacelerar e retirar da via principal veículos eventualmente desgovernados”, consta na documentação. Os pontos de implantação das previstas áreas de escape foram determinados pelo levantamento dos números de ocorrências.
O projeto também destaca obras como ampliação da visibilidade em alguns locais – com remanejamento dos raios das curvaturas –, implantação de novo pavimento e faixas de ultrapassagem. Em frente ao mirante, há previsão de construção de um estacionamento, com travessia para pedestres, bem como a reconstrução do próprio mirante, retratado no projeto como “píer elevado de madeira”.
Desmembradas
As áreas de escape foram desmembradas de um projeto maior, que prevê a duplicação da travessia urbana compreendida entre a BR-101 e o início da serra, no distrito de Pirabeiraba. Segundo o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, o desmembramento foi feito “para dar mais agilidade às obras”. O edital prevê até R$ 34,7 milhões de investimentos.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕
AG na internet
Leia mais
Leia mais
Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.
São Bento do Sul/SC

source

Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *