Living

10 mitos e verdades sobre a prática e os benefícios do yoga – A Gazeta ES

Publicado em 10 de julho de 2024 às 16:32
A prática de yoga une corpo, mente e espírito por meio de posturas físicas, técnicas de respiração e meditação, oferecendo inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Mas é preciso buscar técnicas confiáveis e com bases científicas para seguir, conforme explica Francisco Kaiut, professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural.
O yoga é uma técnica com mais de 5 mil anos de existência. Com o passar do tempo, novas técnicas, abordagens e descobertas científicas que agregaram e complementaram o conhecimento milenar. Por isso, ele se mantém atual e cada vez mais pessoas têm buscado a prática. De acordo com um levantamento realizado pelo The National Health Interview Survey, atualmente existem cerca de 300 milhões de praticantes de yoga mundialmente. 
“É importante ter cuidado com mitos e técnicas superficiais no yoga para garantir uma prática segura. Seguir orientações corretas ajuda a evitar lesões e a obter os benefícios reais do yoga, aprender com fontes confiáveis facilita o início da prática, a tornando mais acessível e segura”, explica Francisco Kaiut.
Abaixo, confira a verdade sobre alguns mitos relacionados ao yoga!
O yoga é muito mais do que apenas alongamento das articulações. Ele é uma prática de saúde integral que envolve também meditação, respiração e fortalecimento do corpo, entre outras técnicas.
Qualquer pessoa pode praticar yoga, independentemente do seu nível de flexibilidade. Com a prática regular, a flexibilidade melhora e, em alguns casos, o estresse positivo é trabalhado conforme os limites do praticante.
Esse é um mito muito comum. Apesar de o yoga ser uma prática espiritual, ela não é uma religião. É uma técnica de autocuidado e promoção de saúde . Por isso, pode ser praticada por pessoas de todas as crenças.
Nem todos os movimentos ou posturas de yoga precisam de ferramentas. Tudo o que você realmente precisa é de um espaço tranquilo e confortável para praticar. Em técnicas como o yoga online, algumas posturas podem ser adaptadas.
O yoga é mais que uma atividade física. Apesar de incluir componentes físicos, ele também promove bem-estar mental e emocional, incorporando meditação e respiração, além de estimular um estilo de vida saudável, como atenção com a alimentação, gestão de estresse e outros cuidados que ultrapassam a noção de atividade física.
O yoga vai muito além do físico. A prática ajuda a trabalhar a saúde mental, emocional e espiritual. Isso porque ele integra práticas de respiração, meditação e mudanças no estilo de vida que complementam as posturas físicas.
O yoga possui fortes bases científicas e é o centro de diversos estudos que têm comprovado os seus benefícios na redução do estresse, na melhora da flexibilidade, no equilíbrio emocional e até mesmo na saúde cardiovascular, validando a sua eficácia.
A prática de yoga não acontece apenas em cima do tapete. É um estilo de vida que traz mudanças profundas na forma de encarar a vida, a saúde, o dia a dia, incluindo mudanças na rotina benéficas para a saúde integral.
A prática possui diversas posições, desde as mais complexas às mais simples. As primeiras, em especial, são direcionadas a um público mais experiente. Todavia, o yoga se adapta às necessidades individuais, com opções acessíveis para todos os níveis de habilidade e condicionamento físico. 
O yoga é praticado por homens e mulheres, de todas as idades, oferecendo benefícios universais de bem-estar físico e mental, independentemente do gênero, idade, peso etc.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta
A Gazeta integra o

Não é cadastrado? Cadastre-se
ou
Já tem uma conta?
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta?

source

Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *