Living

Justiça russa condena jornalista ucraniano a 14 anos de prisão – Gazeta do Povo

Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
O jornalista ucraniano Dmytro Gordon foi condenado à revelia na justiça russa por acusações de terrorismo, divulgação de informações falsas sobre o Exército e “ódio político” contra o líder do Kremlin, Vladimir Putin.
Dmytro é um dos nomes mais influentes da imprensa ucraniana e possui um canal no Youtube com mais de 3 milhões de assinantes.
A sentença foi proferida no início deste mês por um tribunal militar de Moscou, que considerou Gordon culpado.
Embora ele não possa ser preso por estar fora da Rússia, a condenação se mostra como um ato simbólico de repressão de Putin contra jornalistas críticos de seu regime e da guerra empreendida contra Kiev.
Opositores políticos do ditador russo são alvos constantes de condenações por extremismo no país. Exemplo disso é a mais recente sentença proferida nesta terça-feira (9) contra Yulia Navalnaya, viúva do líder opositor russo Alexei Navalny.
Assim como o falecido marido, ela foi acusada formalmente pelo Ministério Público russo de participar de uma associação extremista.
O tribunal de Bassmanni, em Moscou, atendeu às exigências da investigação e ordenou a prisão de Navalnaya por um período de dois meses a partir da data de sua extradição para o território russo ou de sua detenção na Rússia. Atualmente, ela mora no exterior.
Máximo de 700 caracteres [0]
Apenas assinantes podem salvar para ler depois
Saiba mais em Minha Gazeta
Você salvou o conteúdo para ler depois
As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.
Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carregando notificações
Aguarde…
Os recursos em Minha Gazeta são exclusivos para assinantes
Saiba mais sobre Minha Gazeta »

source

Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *