Estilo de vida Saúde

A Inteligência Artificial que Monitora seu Coração à Distância

Above

O uso da inteligência artificial tem crescido bastante em diferentes campos da atividade humana. Isso vale para tecnologias da informação, informática, passando até pela agricultura. E na medicina não seria diferente!

Hoje já temos, por exemplo, aplicações para análises de imagem que podem descobrir câncer em estágios iniciais… E há muitos outros usos importantes que podem melhorar a detecção, prevenção e tratamento de doenças.

Mas um dos últimos usos relatados para a inteligência artificial na saúde vai muito além. É algo que pode literalmente salvar vidas… Sem nem entrar em contato direto com você!

Inteligência artificial e risco cardíaco

Pesquisadores da Universidade de Washington acabam de desenvolver uma nova ferramenta para monitorar paradas cardíacas em pessoas à distância, mesmo enquanto elas estão dormindo.

Ela pode ser utilizada tanto para smart speakers, os alto-falantes inteligentes, como o Google Home ou Amazon Alexa, quanto para smartphone. O que o aplicativo faz é detectar a respiração agonal, quando há baixos níveis de oxigênio, algo que está diretamente relacionado a paradas cardíacas.

Quando isso ocorre, o dispositivo dá um alerta, e caso ninguém atenda, pode ser programado para ligar automaticamente para serviços de emergência. Tudo é feito por meio de algoritmos capazes de identificar as mudanças de padrão respiratório.

A ferramenta ainda não está sendo comercializada, mas a expectativa é que isso ocorra em breve. De fato, é mais uma possibilidade oferecida pela tecnologia da inteligência artificial. Mas o ideal é que você não precise dela!

Como sempre, o melhor é prevenir!

Realmente, usar esse tipo de descoberta para nos auxiliar é algo muito importante. Principalmente em casos onde já se sabe que há riscos de parada cardíaca. Agora, antes de chegar nesse ponto, você já sabe do que precisa

Below