Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

A primeira governadora de Rondônia – Por Rita Vieira

Janilene Vasconcelos de Melo - 1° e única governadora mulher de Rondônia.

É sabido que Jorge Teixeira fez um governo diferente em Rondônia e um dos pontos que mais chama atenção desta historiadora que vos escreve é o fato de, mesmo sendo um representante do militarismo, nomeado pelo último presidente da ditadura civil-militar brasileira e ser militar de carreira, ter dado real valor e importância para a participação feminina em seus governos, tanto do ex-território, quanto do Estado.

O secretariado de Jorge Teixeira na data de criação do Estado de Rondônia.

Exemplo disso é a nomeação da primeira governadora mulher de Rondônia, Janilene Vasconcelos de Melo que era secretária de desenvolvimento do governo Teixeirão e governou o Estado por 42 dias de forma interina, tendo sido a primeira e única mulher a governar o Estado de Rondônia até hoje.

Janilene Melo é advogada, contadora, administradora de empresas. Hoje é professora do Departamento de Ciências Contábeis e professora colaboradora do mestrado profissionalizante – PROFIAP, os dois da Universidade Federal de Rondônia.

Ela era pessoa de extrema confiança de Teixeirão, por isso, mesmo enfrentando o desdém e o machismo da Assembleia Legislativa de Rondônia à época, ele fez questão, bateu o pé e a nomeou governadora interina, para gerir o Estado em sua ausência.

Teixeirão e Janilene Melo, em ato de despedida do governador para afastamento temporário.

A governadora assumiu o cargo interinamente, em 03 de janeiro de 1984, por decreto assinado pelo próprio presidente militar João Batista Figueiredo a pedido pessoal de Teixeirão.
O afastamento do governador se deu pois o mesmo participaria de uma comissão com autoridades e empresários Bolivianos em Santa Cruz de la Sierra.

Há quem diga que o afastamento de 42 dias se deu, também, para o início de tratamento de saúde contra o câncer que, anos depois, em 1987, tiraria a vida de Jorge Teixeira.
Janilene Melo recebeu em Rondônia, durante seu governo, o civil Paulo Salim Maluf, que tentava ganhar votos no colégio eleitoral após derrubar o candidato do governo militar nas prévias do partido, o ministro Mário Andrezza.

Janilene Vasconcelos de Melo e seu esposo, ex-presidente do Tribunal de Contas de Rondônia, José Gomes de Melo.

Rita Vieira

Formada em História pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), professora de História na Escola João Bento da Costa e Medquim Vestibulares, especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos, além de estudiosa e pesquisadora da História Regional.

Contato: ritaclaravieira@gmail.com

 

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço...