Cultura Destaques Filmes Geek Videos

V DE VINGANÇA – Vamos lembrar do dia 05 de novembro na história e na ficção

Above

“Lembrai lembrai do 5 de novembro: A pólvora, a traição e o ardil. Por isso não vejo porque esquecer uma traição de pólvora tão vil” (Guy Fawkes)

Para lembrar que “V de Vingança”, de Alan Moore e David Lloyd, é a obra de esquerda mais amada pelos nerds de direita.

Além da ficção, a mensagem é clara em um governo totalitarista e militar, onde o toque de recolher é uma realidade e a manifestação de pensamento é limitado pelos poderes do governo.

A arte não existe, o livre pensamento é um crime e um cara vai contra o sistema para provar que uma vingança pode mudar os rumos da história política do seu tempo.

Uma recomendação, se não leu ainda, leia “V de Vingança” (Editora Panini), é uma obra atemporal com referências. Assista o filme também, é divertido, ainda que não tenha a profundidade e nuances da mensagem gráfica da HQ.

A leitura é obra de gênio.

Da máscara de Guy Fawkes, que o anti-herói utiliza nos quadrinhos, foi inspirada a criar o grupo anarquista Anonymous em todo o mundo.

Obs.: Os versos acima são de uma rima feita sobre a Conspiração da Pólvora, que aconteceu em 1605 na Inglaterra. Guy Fawkes foi encontrado no subterrâneo da câmara dos lordes ingleses com barris de pólvora, pronto para explodir o lugar. O plano não deu certo e Fawkes, junto com seus aliados, foi torturado e morto por traição e tentativa de assassinato.

Para lembrar o 05 de novembro no discurso de “V” que tem um significado muito importante ainda:

Below

Mais sobre o autor

Avatar

Comentando Notícia | Marcos Souza

Marcos Souza Gomes, paulista, nascido em Ipaussu (SP), foi criado quase que a vida inteira em Porto Velho (RO), é formado em Comunicação Social, Jornalismo, pela Faro – da primeira turma do Estado de Rondônia. Iniciou como revisor do Jornal Alto Madeira, em 1992, e depois passou a ser repórter do segmento cultural do matutino e em 1996 foi editor do Caderno Dois. Logo que se formou, em 2005, junto com mais três amigos de faculdade fundou o portal de notícias Rondoniaovivo, onde permaneceu até 2015. Especialista em cultura pop, crítico de cinema, atuante nas redes sociais, hoje trabalha como produtor de reportagem na SIC TV Record RO e é editor de matérias do site O Rondoniense.

Adicionar Comentário

Clique aqui para Comentar