Rondônia

Aberta as inscrições ara capacitação de médicos veterinários ao Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos

O Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza a capacitação online sobre o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE). As inscrições estão abertas para o curso que também é resultado de parceria com os demais órgãos de defesa sanitária do Brasil.

A capacitação é voltada aos médicos veterinários que desejam se habilitar para realizar colheita e envio de amostras para testes laboratoriais de Anemia Infecciosa Equina e Mormo, conforme rege a Instrução Normativa nº 6, de 16 de janeiro de 2018 e a Portaria Conjunta Idaron/SFA n° 374 de 19 de Junho de 2018.

“Para realizar esse tipo de trabalho, o médico veterinário deverá ser aprovado em capacitação específica sobre o PNSE e solicitar sua habilitação à Idaron, via Requerimento de Habilitação”, explica o fiscal agropecuário, Fabiano Benitez Vendrame.

A capacitação sobre o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos pode ser feita a qualquer momento, exclusivamente on-line, através do site da Embrapa. O curso é gratuito, tem carga horária de 20 horas e o participante, após efetivação da inscrição, terá 60 dias para realizar as atividades.

“Na capacitação, o médico veterinário, além de revisar quanto aos aspectos epidemiológicos das enfermidades equídeas alvo do PNSE, conhece as medidas de prevenção e controle da Anemia Infecciosa Equina e Mormo e seus aspectos legais atinentes à legislação vigente”, afirma Fabiano Benitez.

O curso possibilitará ainda que o profissional conscientize-se quanto a seu papel no controle e erradicação de doenças, primando sempre pela veracidade das informações prestadas, com o correto preenchimento de documentos oficiais.

IDARON