Início Mundo África do Sul pode realizar eleição parlamentar em maio de 2019

África do Sul pode realizar eleição parlamentar em maio de 2019

Orondoniense África do Sul pode realizar eleição parlamentar em maio de 2019
Orondoniense África do Sul pode realizar eleição parlamentar em maio de 2019 2/11/2018 REUTERS/Mike Hutchings

A África do Sul provavelmente realizará uma eleição parlamentar em maio do ano que vem, já que a comissão eleitoral anunciou um cronograma nesta quarta-feira, e a votação decidirá se o presidente Cyril Ramaphosa continua no cargo.

A comissão disse que a votação ocorrerá em algum momento entre 7 de maio e 5 de agosto de 2019, mas Ramaphosa, que tem a última palavra sobre a data, disse que quer o pleito antes do final de maio.

Os eleitores elegerão 400 membros da Assembleia Nacional por representação proporcional. O presidente é eleito pela Assembleia Nacional após a votação.

A legislatura provincial e os primeiros-ministros de cada uma das nove províncias sul-africanas também serão eleitos.

O governista Congresso Nacional Africano (CNA) venceu todas as eleições desde que chegou ao poder sob a liderança de Nelson Mandela, ao final do apartheid, em 1994, mas sua maioria vem encolhendo continuamente.

A maior parte dos analistas acredita que o CNA manterá sua maioria no ano que vem, mas será a dimensão da vitória que ditará a capacidade de Ramaphosa para levar adiante suas iniciativas econômicas e de investimentos, levando em conta as divisões profundas em seu partido.

Reuters

O Rondoniense