Capital Destaques Saúde

ALERTA – Agevisa confirma primeiro caso oficial de suspeita de Coronavirus em Porto Velho

Confirmado na tarde de segunda-feira (02) através da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) o primeiro caso oficial de suspeita de Coronavírus em Porto Velho. Segundo órgão, a mulher veio no mesmo avião em que o idoso de 61 anos, que teve a doença confirmada em São Paulo, estava. A paciente veio do Japão e fez conexão na França.

 A paciente se encontra com quadro estável de saúde, estando ela em sua residência e com acompanhamento domiciliar pela vigilância epidemiológica do município e Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).

A Agevisa informou ainda que o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) está fazendo exames de mapa viral, influenza e rinovírus. A amostra foi coletada na sexta-feira (28), já que a paciente só veio a sentir febre ao final do dia da quinta feira (27).

Muito cuidado nesse momento e as autoridades pedem que dúvidas podem ser tiradas ligando no 0800 642 5398 do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde CIEVs, em caso de suspeitas.

De acordo com o Ministério da Saúde até a última atualização no Brasil são 433 casos suspeitos.

O Rondoniense (Marcos Souza)