Brasil Rondônia

Alistamento militar encerra inscrição presencial nesta sexta-feira (28/06)

Above

Termina hoje (28/06) o prazo para o alistamento militar dos jovens que completam 18 anos em 2019. As inscrições podem ser feitas nas Juntas do Serviço Militar localizadas em todas as regiões do país. Há também a possibilidade de a inscrição ser feita pela internet até domingo (30), por meio do site www.alistamento.eb.mil.br.

No caso da inscrição presencial, é preciso apresentar certidão de nascimento, carteira de identidade ou de motorista e de duas fotos 3×4 recentes; além de comprovante de residência. Na Junta do Serviço Militar será necessário o preenchimento de um formulário para validação dos dados pessoais.

O alistamento militar é obrigatório. A perda do prazo para alistamento implica pagamento de uma multa no valor de R$ 4,32. Quem não se alista não pode obter passaporte, carteira de trabalho e registro de diploma de profissões liberais, nem fazer matrícula ou inscrição em concursos públicos.

De acordo com o Ministério da Defesa, a expectativa é de que mais de 200 mil jovens se alistem neste ano. Desse total, 90 mil serão incorporados em organizações militares do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

Durante o ano de serviço, os jovens incorporados terão direito a assistência médica e odontológica.

Em Rondônia

Neste domingo (30/06), se encerra o período para o alistamento militar 2019. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Junta Militar, chama os jovens para realizar o alistamento.

A Junta Militar, localizada na rua D. Pedro II, 826, está realizando o alistamento presencial do público nesta sexta-feira (28/6), das 7h as 13h. Os jovens também podem realizar o alistamento através do site, www.alistamento.eb.mil.br, sendo encaminhados automaticamente para o site https://spc.brasilcidadao.gov.br.

Quem não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação ‘fora do prazo’. Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá obter passaporte, ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, nem assinar contrato com órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Já para os jovens que perderam o prazo ou estão em débito desde anos anteriores, deverão comparecer a Junta de Serviço Militar, com os seguintes documentos e dados: RG, CPF, 2 fotos 3×4, certidão de nascimento, comprovante de endereço, número de telefone, e-mail e, estarão sujeitos a pagar uma multa pelo não comparecimento em chamamento anterior.

Below