Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Ano de 2020 será um dos três mais quentes em um século e meio, alerta OMM

O ano de 2020 será um dos três mais quentes em mais de um século e meio, de acordo com a medição científica das temperaturas, segundo alertou nesta quarta-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que também citou um aumento sem precedentes no degelo do Ártico.

A temperatura média global, de acordo com os cálculos da agência, será até 1,2º Celsius mais alta neste ano, que os níveis pré-industriais (1850-1900), um valor semelhante ao de 2019 e só superado por 2016, o ano mais quente da história, quando o fenômeno El Niño contribuiu para a alta.

Os dados confirmam, além disso, que a década de 2011 a 2020 é a mais quente que se tem registro na história.

O panorama é detalhado em informe preliminar da OMM, sobre as condições climáticas deste ano. As conclusões definitivas serão divulgadas em março, quando será confirmado se 2020 é o segundo ou o terceiro ano mais quente da história, já que está quase empatado com 2019.

A região em que a alta das temperaturas ficou mais evidentes neste ano é o norte da Ásia, mais particularmente, o Ártico Siberiano, onde os termômetros subiram, em média, 5ºC, entre 1981 e 2020.

Em 20 de junho deste ano, por exemplo, um dos lugares mais frios do mundo, Verkhoyansk, registrou a temperatura mais alta de todos os tempos no Círculo Ártico: 38ºC.

A situação, inclusive, contribuiu para que a Sibéria sofresse os piores incêndios florestais dos últimos 18 anos.

A Organização Meteorológica Mundial também advertiu que, enquanto as geleiras da Antártica permaneceram estáveis, as do Ártico atingiram o segundo nível mais baixo em 42 anos. Só a Groenlândia perdeu uma massa de gelo de 152 bilhões de toneladas.

Por EFE

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...