Connect with us

Hi, what are you looking for?

Videos

ANÚCUIDADO COM OS GOLPES AO UTILIZAR O PIX

Quem utilizar o PIX deve ter atenção para se proteger de golpistas, alerta o Banco Central.

Lançado em novembro do ano passado, o sistema de pagamentos instantâneos já soma um trilhão de reais em transações e responde por metade das transferências bancárias.

Com o crescimento da ferramenta, também aumentam as tentativas de golpes e fraudes.

Em entrevista ao Infomoney, o diretor de conteúdo multimídia do Banco Central, Gustavo Igreja, dá algumas dicas aos usuários.

Ele diz que um dos golpes mais comuns é quando alguém liga de uma central de atendimento falsa e oferece ajuda para configurar a chave do PIX ou fazer uma verificação de segurança.

É importante nunca permitir o acesso ao dispositivo de forma remota e desligar o telefone ao receber esse tipo de contato, recomenda Igreja.

Também é preciso ficar atento com páginas falsas na internet, que imitam a da instituição bancária.

Outro cuidado é com solicitações de transferência em dinheiro pelo PIX, feitas por algum conhecido do WhatsApp ou de outra rede de relacionamento.

Vale sempre confirmar com o amigo se foi ele mesmo que pediu a ajuda ou se teve o perfil invadido.

Nas compras pela internet, seja com o uso do PIX, cartão ou outra forma de pagamento, o especialista orienta desconfiar de ofertas de produtos por preços muito abaixo do mercado, pois também pode ser golpe.

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço...