Interior Rondônia

Aparelhos de mobilidade estão disponíveis para retirada na 1ª Gerência Regional de Saúde

Os meios auxiliares de locomoção destinados às pessoas com deficiência física estão disponíveis para serem retirados na sede da 1ª Gerência Regional de Saúde (1ª GRS), de Ji-Paraná.

Os equipamentos de mobilidade devem ser resgatados pelos representantes das Secretarias Municipais de Saúde de 15 cidades vinculadas ao órgão estadual da região Central. O beneficiado, por sua vez, recebe o aparelho em casa por meio da Secretaria de Assistência Social da localidade em que vive.
Muleta, bengala, andador, cadeiras de rodas manual, motorizada e de banho são considerados meios auxiliares de locomoção. “Estes equipamentos são doados regularmente pelo governo de Rondônia a quem necessita”, explicou o gerente regional de saúde, Ivo da Silva, alertando sobre o procedimento para aquisição.

O método para que a pessoa seja beneficiada com qualquer um dos meios auxiliares de locomoção é simples. Após atestada por médico, fisioterapeuta e assistente social a necessidade da utilização do equipamento, o interessado deve submeter a um cadastro e a um requerimento junto à Secretaria de Assistência Social local.

No caso de aprovado requerimento, os próprios representantes municipais dão andamento ao processo de pedido ao governo estadual, junto à 1ª GRS. O meio de locomoção poderá ser utilizado de maneira temporária ou definitiva.

“Há situações em que a pessoa se acidenta e depende de um par de muletas por um determinado período. Nessa circunstância o aparelho é devolvido ao final do uso. Mas a maioria das requisições é para quem vai fazer o uso continuado do meio de locomoção”, detalha Ivo da Silva.

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom – Governo de Rondônia