Connect with us

Hi, what are you looking for?

Capital

Aplicativo facilita busca por medicamentos nas farmácias da Prefeitura de Porto Velho

Uma ferramenta tecnológica inovadora e gratuita, criada pela Prefeitura de Porto Velho, o aplicativo FarmaPub está facilitando a vida das pessoas, especialmente dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ao evitar gastar tempo em busca dos medicamentos prescritos existentes nas farmácias da rede municipal.

Implantado em 2017, o aplicativo tem cerca de mil acessos diários, que são feitos através do site da Prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br). A pesquisa também pode ser feita no endereço https://farmapub.portovelho.ro.gov.br.

Também está disponível a versão por aplicativo para telefone celular, o que garante mais facilidade operacional e utilidade.

A ferramenta foi criada para facilitar a busca por medicamentos nas farmácias da rede municipal de saúde. Com apenas alguns cliques, são apresentadas informações precisas e em tempo real sobre o estoque dos remédios pesquisados e até a localização exata da unidade em que pode ser retirado, o que é feito mediante apresentação da receita médica.

As consultas na plataforma são fáceis. Basta digitar o nome do princípio ativo do remédio ou procurar na lista disponível no próprio aplicativo. Desta maneira, o município proporciona mais tranquilidade e comodidade ao cidadão com facilidade e rapidez.

DISPONIBILIDADE

A ferramenta está disponível para equipamentos com o sistema android.

Para baixar é necessário apenas acessar a loja de aplicativos do celular e buscar por FarmaPub. Para os usuários do sistema IOS, o acesso pode ser feito diretamente no site www.portovelho.ro.gov.br . Basta clicar na área CIDADÃO e em localização de medicamentos FarmaPub.

TRANSPARÊNCIA

O superintendente SMTI, Saulo Nascimento, informa que o FarmaPub “é um módulo do Sisfarma, o sistema de gestão e controle de estoque das farmácias do almoxarifado central da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa)”.

A ferramenta também facilita o trabalho da (Semusa), que pode acompanhar todo fluxo de medicamentos nas unidades da Prefeitura (entrada e saída) e abastecer a farmácia de cada unidade de saúde conforme a demanda. O procedimento evita erros de lançamento e de quantidade dos produtos disponíveis, conforme orientação do prefeito Hildon Chaves.

“Além disso, a plataforma proporciona mais transparência às ações do município, na medida em que também facilita a atuação dos órgãos de controle externos em relação ao acesso ao sistema e acompanhamento das informações”, acrescenta Ligia Fernandes.

PRÊMIO

Pela sua relevância, facilidade, utilidade e praticidade, o FarmaPub foi premiado e classificado como a melhor experiência em sua temática, na atenção básica de saúde, na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, que ocorreu durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no dia 27 de julho de 2018, em Belém (PA).

PARCERIA

A plataforma foi desenvolvida pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) em parceria com a Assistência Farmacêutica da Semusa, considerando a Lei Federal nº 12.527/11 que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e a Lei Municipal nº 2.442 de 31 de outubro de 2017, que trata da obrigatoriedade de divulgação da relação dos medicamentos disponíveis na rede pública municipal de saúde.

Assessoria

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço...

Cultura

Oi, aqui é o Álisson, prazer, quem me conhece pessoalmente sabe que sou bocudo  –  em várias variáveis, inclusive. Começo pelo meu fenótipo: boca...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...