Destaques Interior

ARIQUEMES – Cidade registra cinco primeiros pacientes curados do COVID – 19

Divulgação
Dos 39 casos confirmados na cidade até o dia 21 de abril, apenas um está internado no CAR e outro no CEMETRON, em Porto Velho.
Na noite desta terça- feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) da cidade de Ariquemes, apresentou um boletim informando a cura  de cinco pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (COVID-19).
Ariquemes atualmente,  possui 39 pacientes confirmados de COVID – 19, outros 33 aguardando resultado.  O município já investigou 187 casos e descartou 115.
Em relação aos pacientes positivados, apenas um está internado no Centro de Afecções Respiratórias (CAR) e não apresenta necessidade do uso de respirador. Este paciente é considerado do grupo de risco  e foi transferido para o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (CEMETRON), em Porto Velho.
“A parte boa é que quase todos, sua maioria, são casos leves e é isso que é importante frisar, é como uma síndrome gripal leve” Explicou o médico clínico geral, Diretor do CAR, Mauro Lopes.
A Semsau, informou que como método de contenção de novos casos está trabalhando com o sistema de barreira epidemiológica. Na prática, segundo Mauro Lopes, o paciente que tiver o diagnóstico positivo é colocado imediatamente em isolamento, além de receber acompanhamento médico domiciliar. Uma investigação é realizada para rastrear todas as pessoas com quem o positivado teve contato, na qual, elas também são colocadas em quarentena e submetidas a exames para diagnosticar se foram contaminadas.
“Cada pessoa contaminada, a depender de sua carga viral, tem potencial para infectar até quatro outras pessoas. Por isso vocês veem que a progressão dos casos é geométrica. Identificamos dois, depois mais cinco e depois mais nove. Todas pessoas que tiveram contato com os dois primeiros infectados.” Esclareceu Mauro Lopes.
Dados Divergentes
A Secretaria Municipal de Saúde realizou a correção dos dados divulgados pelo Governo do Estado no último dia 20. Segundo o secretário do município, Marcelo Graeff, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), duplicou acidentalmente alguns registros. Por isso, o primeiro balanço informou 44 casos, em Ariquemes,  que foi corrigido para 39. “Hoje pela manhã (21) tivemos o retorno da secretaria, que erroneamente, acabaram duplicando alguns dados, não no sistema, mas na planilha de controle deles. Com isso eles chegaram ao  quantitativo de 44 casos. A Sesau já emitiu uma errata”, disse Graeff.
O boletim municipal é divulgado diariamente nos canais oficias da Prefeitura de Ariquemes, sempre no período noturno quando os dados são fechados pela Vigilância em Saúde. Casos suspeitos do Novo Coronavírus devem ser imediatamente informados ao Centro de Afecções Respiratórias pelo telefone (69) 3516-2149.