Entretenimento Interior

Ariquemes realizará ‘1º Festival Cultural – AriCultura’

A Prefeitura de Ariquemes, através da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET), lançou nesta segunda-feira (23), o edital de abertura do ‘1° Festival de Cultura – AriCultura’. As inscrições são gratuitas, on-line e acontecem entre os dias 23 a 25 de novembro pelo site www.aricultura.com.br.

O Festival está dividido em 65 premiações, dispostos em 7 (sete) concursos culturais, onde serão premiados em dinheiro, os 5 (cinco) mais votados, somados a avaliação técnica e a votação popular.

“Esse festival está relacionado a Lei Aldir Blanc, que é a Lei que presta auxílio emergencial ao setor da cultura, devido a pandemia do COVID-19. Essa Lei traz dois momentos para esse auxílio, o município já completou a primeira fase, com a seleção dos espaços culturais que receberão o pagamento nos próximos dias. Esta segunda parte, diz respeito a 20% do recurso total destinado ao município, que dará um valor de R$ 141.616,31, o qual será realizado o festival para fomentar o setor cultural.” Explicou o Diretor de Cultura da FUNCET, Irineu Júnior.

A FUNCET alerta para que os interessados LEIAM ATENTAMENTE o regulamento e o edital antes de realizarem as inscrições, pois estará sob pena de desclassificação se estiver em desacordo com o respectivo regulamento.

O ‘Festival AriCultura’ está dividido nos seguintes 7 concursos culturais:

CONCURSO DE ARTES CÊNICAS
– Categoria 01: Monologo
– Categoria 02: Grupos Teatrais

CONCURSO CULTURAL FOTOGRÁFICO
– Categoria Cultural/ Artística
– Categoria Turístico/Histórico

CONCURSO DE CULINÁRIA

CONCURSO DE ARTESANATO

CONCURSO LITERÁRIO DE POESIA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
– Poesia
– Contação de Historia

CONCURSO CULTURAL DE DANÇA ONLINE
– Categoria1: Open júnior de 6 a 14 anos
– Categoria 2: Open jovens e adultos 15 anos acima

CONCURSO MUNICIPAL DE MUSICA
– Categoria 01 : Solo
– Categoria 02: Coletivos
– Categoria 03: Instrumental Performance (solo e Coletivos)

Entre os dias 23/11 e o dia 02/12, os inscritos deverão enviar por meio dos endereços eletrônicos, ariculturafuncet@outlook.com ou ariculturafuncet@gmail.com, dados pessoais, termos e autorizações solicitadas e o material do concurso, de acordo com o regulamento de cada categoria, exposto no edital.

Em seguida, entre os dias 5 a 7 de dezembro de 2020, análise pela comissão julgadora. Os cinco selecionados de cada categoria, irão a juri popular, através do site: www.aricultura.com.br

Entre os dias 8 e 11 de dezembro, os finalistas selecionados de cada modalidades, serão divulgados no site para votação popular, onde serão escolhidos os vencedores de cada categoria.

Após votação popular, a FUNCET tornará público os finalistas de cada concurso com a apresentação dos vencedores nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, na Praça da Vitória.

Assessoria