Estilo de vidaSaúdeSem categoria

A importância da atividade física na prevenção do Câncer.

E por que tudo isso? Muito simples!

Há evidências científicas muito consistentes que o excesso de peso, obesidade e inatividade física estão associados á pelo menos, 13 tipos de câncer.

E acredite a quantidade de pessoas com excesso de peso e obesidade no Brasil está crescendo. Basta ver os dados do Brasil!O Câncer não pode ser definido como uma única doença, já que existe cerca de 200 tipos diferentes de tumores malignos (neoplasias), cada um com comportamento clínico diferente.

Os principais tipos de Câncer são: câncer de mama, câncer de intestino, câncer de próstata, câncer de cólon, dentre outros. E, o mais interessante: a prática regular de atividade física é uma forma PRIMÁRIA DE PREVENÇÃO!

É isso mesmo, há várias evidências científicas que apontam que pessoas fisicamente ativas tem menor risco de desenvolvimento do câncer, justamente porque pessoas fisicamente ativas conseguem diminuir a adiposidade corporal, proporcionando um “ambiente metabólico” menos favorável ao tumor, principalmente, em função de baixos níveis sanguíneos de insulina e triglicerídeos.

Nesse sentido, como a insulina e os fatores de crescimento similares à insulina (IGF) estimula o crescimento celular, os níveis sanguíneos mais baixos dificultam o desenvolvimento de tumores.

Outro aspecto interessante é que a prática regular de atividade física reduz o quadro inflamatório crônico de baixo grau proporcionado pelo excesso de adiposidade corporal, locais ou sistêmicos, que estão associados ao desenvolvimento de diversos tipos de neoplasias, além de muitos outros benefícios em indicadores de saúde e de qualidade de vida.

Portanto, para PREVENÇÃO DO CÂNCER, a prática regular de atividade física é recomendada por instituições como Organização Mundial da Saúde e Colégio Americano de Medicina do Esporte.

Por Professor Doutor Fabio Ceschini

Professor Doutor Fabio Ceschini
Professor Doutor Fabio Ceschini

Grande idealizador do Viajando pela Fisiologia. Desde 2004 ensino Fisiologia do básico ao avançado em cursos de Graduação e Pós Graduação na Educação Física. Já ajudei a formar milhares de alunos no Brasil! Além disso, sou coordenador de Cursos de Atualização Profissional e Pós Graduação na FMU e no Hospital Albert Einstein! (CREF 004783 G/SP)

linktr.ee/viajandopelafisiologia

Comentários
Fonte
Professor Doutor Fabio Ceschini

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar