Mundo

Autor do massacre em mesquita de Québec é condenado à prisão perpétua

Alexandre Bissonnette, autor do massacre em uma mesquita da cidade de Québec em janeiro de 2017, que deixou seis mortos e seis feridos, foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua sem possibilidade de obter liberdade pagando uma fiança em pelo menos 40 anos.

Bissonnette, de 29 anos, poderá solicitar a liberdade condicional quando tiver 67 anos, uma vez que já cumpriu dois anos da sua condenação.

A sentença foi lida hoje na cidade de Québec pelo juiz Francois Huot, que afirmou que o massacre foi cometido pelo “ódio visceral contra os imigrantes muçulmanos” de Bissonnette.

A descrição do massacre efetuado por Huot fez com que várias pessoas que assistiam à audiência judicial abandonassem o tribunal em lágrimas.

O juiz, que demorou mais de quatro horas para ler a sentença, também argumentou que considerava que impedir que Bissonnette solicite a liberdade condicional em mais de 50 anos, como queria a promotoria, era anticonstitucional por ser uma medida “cruel”.

No entanto, Huot também declarou que o limite de 25 anos solicitado pelo advogado de Bissonnette era curto demais para um crime tão horroroso, que foi presenciado por quatro crianças que estavam na mesquita durante o massacre.

Na noite de 29 de janeiro de 2017, Bissonnette, um estudante de Antropologia e Ciências Políticas da Universidade de Laval, em Québec, foi ao Centro Cultural Islâmico da cidade e começou a disparar de forma “pontual e profissional” contra as pessoas que encontravam-se no seu interior.

Segundo as imagens captadas pelas câmeras de segurança da mesquita, Bissonnette recarregou em quatro ocasiões sua arma para continuar disparando, em alguns casos jogando no chão as pessoas que já tinha ferido.

Após sua detenção, as autoridades canadenses classificaram o massacre como um ataque terrorista e descobriram que Bissonnette estava fascinado pela ideologia de extrema direita anti-imigrante e com o presidente americano, Donald Trump.

EFE Toronto
Comentários

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios