politica Rondônia

Baixo efetivo da Polícia Civil pode por em risco investigações criminais no Estado

Assessoria

Como presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Anderson Pereira (PROS), visitou a Delegacia Especializada em Repressão aos Conflitos Agrários (DERCA), instalada na zona Leste de Porto Velho.

No órgão, o deputado Anderson foi atendido pelo delegado titular Mário Jorge, que apontou algumas necessidades, dentro elas a de maior urgência é a abertura de um processo seletivo, concurso público, para suprir a falta de efetivo. O delegado explicou que atualmente a delegacia dispõe apenas de dois servidores, sendo ele, que também atua como mediador de conflito no campo e um agente de investigação, não sendo suficiente.

Mário Jorge apontou ao deputado, que devido à carência de servidores as atividades da delegacia estão suspensas, sendo assim a necessidade imediata de contratação, fato este muito preocupante, mas disse também que aguarda posicionamento do Governo e Secretaria de Segurança.

O deputado fez questão de destacar, que o trabalho da especializada são de extrema importância para a segurança, uma vez que o Estado possui inúmeros pontos de conflitos em diferentes zonas, onde várias pessoas perderam a vida por conta de disputas de terras, as mais recentes estão os assassinatos de dois militares, um tenente e um sargento da PM na região de Mutum Paraná.

Anderson Pereira deixou claro, que trabalhos investigativos precisam ser realizados com maior frequência, para que participes de grupos criminosos, milícias e facções sejam identificados e presos, tirados de circulação, porém o governo precisa contratar, não somente para a DERCA, mais para toda a instituição.

 Outros assuntos relacionados à estrutura física da delegacia, bem como melhorias de materiais para desempenho do trabalho vão ser levados pelo deputado para serem debatidos na Comissão de Segurança, onde juntamente com os membros, vão cobrar uma atitude do executivo.

O deputado fez questão de agradecer a receptividade e atenção dada pelo delegado e deixou claro, que vai realizar os mesmo serviços em outras delegacias, sempre no intuito de melhorar o trabalho para os servidores, que vai refletir diretamente em uma boa resposta para a sociedade quanto aos crimes cometidos.

Assessoria