Capital Rondônia

Biblioteca consolida parceria para cursos digitais gratuitos

Comdecom

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo computador ou até mesmo pelo celular, basta acessar o link https://bibliotecaviveirodasletras.page.link/br

A Prefeitura de Porto Velho está ajudando a comunidade local por meio de uma realidade atual que em vários aspectos tem exigido cada vez mais que as pessoas desenvolvam de forma contínua, tanto as habilidades digitais, quanto as competências socioemocionais.

Pensando nesse cenário que se tornou mais evidente com a pandemia, a Biblioteca Pública Municipal Viveiro das Letras, preocupada em auxiliar a comunidade na preparação para esses novos desafios do mercado de trabalho e ampliar as perspectivas de vida, consolidou parceria com a ONG Recode, do Rio de Janeiro, em junho deste ano.

A Recode é uma organização da sociedade civil que atua em 9 países e há 25 anos promove o empoderamento digital por meio de uma formação empreendedora e do uso de ferramentas digitais, com estímulo do uso ético, consciente e cidadão da tecnologia, por jovens e facilitadores em comunidades, escolas, ONGs e bibliotecas. E agora conta com a Biblioteca Viveiro das Letras como uma de suas mais novas instituições parceiras.

De acordo com a bibliotecária da Viveiro das Letras, Aline Leal, “a parceria com a Recode possui uma grande relevância para toda a comunidade, pois o saber conquistado nos cursos de tecnologia deixa cada cidadão mais autônomo no seu percurso de vida”.

Os cursos da Recode possuem conteúdos atrativos e uma linguagem totalmente dinâmica, moderna e conectada com as necessidades do mundo atual. Ao todo são 27 cursos divididos em duas áreas: tecnologia (introdução ao mundo digital/gestão de projetos e aplicativos de impacto/tecnologias exponencias/hackeando seu futuro/internet das coisas/internet segura/realidade virtual/programação com app inventor/documentações de parceria/excel na real/word na prática/powerpoint para apresentações/tecnologias para o futuro/inteligência artificial); cursos na área de bibliotecas transformadoras (biblioteca como agente de transformação/gestão compartilhada para bibliotecas/gestão de comunicação para bibliotecas/contação de histórias/dinamização de acervos/A biblioteca como espaço de leitura/Literatura infantil e juvenil/práticas leitoras/biblioterapia/O sentido da leitura e a leitura dos sentidos/leitura e relações de trabalho e mediação de leitura).

Para mais informações, conhecer a vitrine de cursos, e se inscrever, basta acessar o site da Biblioteca Viveiro das Letras no link: https://bibliotecaviveirodasletras.page.link/br e depois clicar em “Cursos Gratuitos” na barra lateral do site. O tutorial de inscrição contendo todos os passos pode ser acessado pelo link: https://drive.google.com/file/d/1fkVQ9FttBMFPBDEKbT3zXozia6FTzH6-/view

Para a realização dos cursos pelo celular também existe um tutorial do passo a passo bem simples pelo link: https://bibliotecaviveirodasletras.page.link/br

Não há data fixa para início e finalização de cada curso, uma vez realizada a inscrição o aluno já pode começar, e a própria pessoa cria sua rotina de acesso e estudos. Quanto mais comprometida a pessoa estiver em concluir seu curso, mais cedo ela garante seu certificado e atualiza seu currículo.

O certificado é disponibilizado na própria plataforma de aprendizagem após cumpridos os módulos de acordo com cada curso. Os cursos de tecnologia são certificados pela Microsoft que é parceira da Recode, e o curso de mediação de leitura é certificado pela Cátedra Unesco de Leitura.

A biblioteca Viveiro das Letras também aparece na certificação pois é instituição parceira. Uma live realizada no dia 20 de julho pelo canal do YouTube: Auditório Virtual Viveiro das Letras disponível no link: https://youtu.be/0dJ05mjZd6I explica toda a história de parceria das duas instituições e o também todo o passo a passo de inscrição.

Comdecom