Capital Rondônia

Biblioteca faz Live nesta segunda-feira sobre Educação Intercultural

Divulgação

Biblioteca Viveiro das Letras apresenta palestra sobre Crianças surdas: por uma educação intercultural

A Prefeitura de Porto Velho, através da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras em seu canal no YouTube, Auditório Virtual Viveiro das Letras, promove uma palestra com a professora Lene Reis, pedagoga especialista em Educação Especial e Libras, mestra em educação e doutoranda em psicologia.

A palestrante desta segunda-feira (10) falará sobre Crianças surdas: por uma educação intercultural. O tema aborda sobre o cenário educacional em Porto Velho e observa como a cultura tem sua relação de integralidade no ensino e aprendizagem no universo surdo.

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho observa que a educação das pessoas surdas se apresenta como uma abordagem que deve ser ampliada não só aos professores da rede pública e privada, mas para vários setores da sociedade que precisam compreender que a cultura surda ainda precisa ser contemplada.

De acordo com Lene Reis, “a educação dessas pessoas tem que levar em consideração a cultura surda, pois sim, existe uma cultura surda. As pessoas surdas têm como marcador cultural a Libras, que é sua língua de comunicação e instrução e a escola precisa se atentar a esta especificidade linguística e cultural”.

A equipe da Biblioteca Viveiro das Letras vem se preocupando cada vez mais com a proposta de palestras sobre educação na área de Libras. Dada a importância que Semed vem intensamente trabalhando com a formação continuada também para a área de Libras e capacitação aos profissionais da educação.

O Auditório Virtual Viveiro das Letras, vai ao ar nesta segunda feira, dia 10 de agosto, às 19hs, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=E10mx-xSUN8

Comdecom