Mundo

Biden ultrapassa Trump na Pensilvânia e tem vantagem de 5.587 votos

Joe Biden discursa em Wilmington, no Estado norte-americano de Delaware 05/11/2020 REUTERS/Kevin Lamarque

O candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, assumiu nesta sexta-feira a liderança na apuração dos votos no estado da Pensilvânia, ultrapassando o presidente Donald Trump, mas a apuração continua, e ele ainda não abriu vantagem suficiente para ser declarado vencedor.

Um dos estados mais decisivos nesta eleição para a presidência dos Estados Unidos, a Pensilvânia contabilizou cerca de 30 mil novos votos, dos quais 87% foram a favor de Biden. Com isso, o ex-vice-presidente no governo de Barack Obama tem atualmente uma vantagem de 5.587 votos sobre Trump, de acordo com os últimos dados divulgados pela autoridade eleitoral do estado – lidera a apuração com 49,4% dos votos, contra 49,3% do presidente.

Uma vitória na Pensilvânia daria a Biden 20 delegados no Colégio Eleitoral – órgão que decide a eleição americana, que não é direta -, o suficiente para se tornar o novo presidente do país.

Para ser eleito, um candidato deve conseguir 270 delegados, e o democrata conta com 264, segundo projeções da imprensa americana – embora alguns veículos não considerem que ele garantiu os 11 do estado do Arizona, cuja apuração está ainda aberta, assim como nos estados de Geórgia, Nevada e Carolina do Norte, também cruciais e nos quais Trump – que tem 214 delegados – precisa vencer para reverter o atual cenário.

A legislação da Pensilvânia estabelece que votos enviados pelo correio não podem ser contabilizados até o dia das eleições, o que tornou o processo de apuração mais demorado. As autoridades americanas estimam que cerca de 200 mil votos ainda não foram contados e querem concluir o processo ainda nesta sexta-feira.

Nas eleições de 2016, Trump ganhou os 20 delegados eleitorais da Pensilvânia com 40 mil votos de vantagem sobre a então candidata democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Por EFE

Orondoniense

Orondoniense

Add Comentário

Clique aqui para publicar um comentário