Blogs & Colunas

Ler, Pensar e Escrever | Marco Pena Jr

Ler, Pensar e Escrever | Marco Pena Jr

Marcos Pena Júnior é natural de Caruaru, Pernambuco. Afirma que se entende como uma grande e histórica mistura de índios, negros, mamelucos, mestiços, brancos, “portugueses da Holanda”, caboclos e mulatos, como escreveu em seu poema “Quantos rios nascem no Sertão e desembocam no Mar?”. No final da adolescência rumou para Natal, no Rio Grande do Norte, onde aos dezessete anos iniciou graduação em ciências econômicas e começou a trabalhar. Também aí cursou MBA e mestrado em engenharia de produção. Diversas atividades profissionais foram se seguindo ao longo do tempo, tendo sido sua atuação como professor universitário, tanto na Universidade Federal do RN, quanto em uma faculdade particular, a que mais o cativou. Também na capital potiguar, casou e teve filhas. Na virada dos anos 2000 para os 2010 mudou para Brasília, Distrito Federal. Atualmente vive na capital do País. Desde a adolescência tem interesse especial por literatura, escrevendo poemas desde muito cedo. Atualmente dedica-se a escrever poemas, artigos de opinião, resenhas, críticas, artigos técnico-científicos, além de achar um tempinho para fotografia … ver e sentir o mundo, no fim das contas, é o que o atrai.


Juris 4.0 | Kareline Staut

Juris 4.0 | Kareline Staut


Diário da Arquitetura | Por Gi Peixoto

Diário da Arquitetura | Por Gi Peixoto

Uma comunidade de troca de experiencias sobre arquitetura, construção e decoração, desenvolvida em parceria com o Portal ORondoniense e moderada pela arquiteta Gi Peixoto, onde falamos sobre esses temas de forma simples e direta, tanto para quem busca apenas informações mais confiáveis quanto para os profissionais e outros apaixonados dessas áreas.


Avatar

Comentando Notícia | Marcos Souza

Marcos Souza Gomes, paulista, nascido em Ipaussu (SP), foi criado quase que a vida inteira em Porto Velho (RO), é formado em Comunicação Social, Jornalismo, pela Faro – da primeira turma do Estado de Rondônia. Iniciou como revisor do Jornal Alto Madeira, em 1992, e depois passou a ser repórter do segmento cultural do matutino e em 1996 foi editor do Caderno Dois. Logo que se formou, em 2005, junto com mais três amigos de faculdade fundou o portal de notícias Rondoniaovivo, onde permaneceu até 2015. Especialista em cultura pop, crítico de cinema, atuante nas redes sociais, hoje trabalha como produtor de reportagem na SIC TV Record RO e é editor de matérias do site O Rondoniense.


Brasil Patriota

Brasil Patriota

Lorem Ipsum é simplesmente um texto fictício da indústria tipográfica e de impressão. Lorem Ipsum é o texto fictício padrão do setor desde os anos 1500, quando uma impressora desconhecida pegou uma galera do tipo e a mexeu para fazer um livro de amostras do tipo. Ele sobreviveu não apenas cinco séculos, mas também o salto para a composição eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Foi popularizado nos anos 1960 com o lançamento de folhas de Letraset contendo passagens de Lorem Ipsum e, mais recentemente, com software de editoração eletrônica como o Aldus PageMaker, incluindo versões do Lorem Ipsum.


Blog do Cha | Carlos Henrique Ângelo

Blog do Cha | Carlos Henrique Ângelo


Blog da Mara | Opinião e Notícia

Blog da Mara | Opinião e Notícia

Jornalista desde 1989. Trabalhou nos jornais Estadão do Norte, O Guaporé e Diário da Amazônia.  Cobriu eleições para a Agência Estado. Trabalhou no Governo de Rondônia por quase 20 anos. Foi assessora parlamentar durante 12 anos no Congresso Nacional. É graduada pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), com especialização em Ciências Políticas pela Unilegis, Universidade do Legislativo Brasileiro.  

Entre em contato. Email maraparaguassu1@gmail.com    


Almanaque | Humberto Oliveira

Almanaque | Humberto Oliveira

Humberto Oliveira nasceu em Fortaleza/Ceará, há 55 anos, mas há mais de 20 é rondoniense de coração. Jornalista formado pela Faro, mas um escrevinhador desde os 13, colecionador de filmes, livros e cds, cinéfilo desde os 5 anos de idade quando foi ao cinema pela primeira vez (o filme Branca de Neve e os 7 anões), no grandioso Cine São Luiz. Fã de Ruy Castro, Nelson Rodrigues, Woody Allen, Martin Scorsese,Nelson Pereira dos Santos, cinema noir e música brasileira. Apaixonado por cinema já ministrou cursos de roteiro e História do cinema. Participou de cinco edições do Fest Cine Amazônia, como assessor de imprensa, duas vezes na seleção de filmes, presidente de júri e jurado. Admirador e conhecedor do dramaturgo Nelson Rodrigues ministrou palestras sobre a vida e a obra deste genial autor. É casado, tem três filhos e escreve poemas em homenagem aos amigos e pessoas que admira. Seu filme predileto é O Poderoso Chefão (a trilogia). Ama filmes clássicos, mas não deixa de assistir a maioria das produções em cartaz. Também aprecia o teatro e um bom papo.