Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

BP pretende atingir “zero líquido” de emissões até 2050

O CEO da petroleira BP, Bernard Looney, anunciou nesta quarta-feira que a companhia pretende atingir um ponto de “zero líquido” de emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera até 2050, em uma iniciativa que tem atraído críticas de organizações ambientais.

Looney, que substituiu Bob Dudley na semana passada, disse que a BP “se reinventará” para se tornar “neutra em carbono”, o que significa eliminar 415 milhões de toneladas de emissões de longo prazo, segundo um comunicado.

Isso inclui cerca de 55 milhões de toneladas do CO2 equivalente que a empresa emite anualmente através de suas operações e outros 360 milhões do conteúdo de carbono de seus produtos de petróleo e gás.

Ele também quer reduzir em 50% a “intensidade de carbono” dos produtos que vende, conforme diz a nota, que não especifica como esses objetivos serão alcançados.

“O orçamento global de carbono é finito e está se esgotando rapidamente. Precisamos de uma rápida transição para o zero líquido. Todos queremos energia que seja confiável e acessível, mas isso não é suficiente. Tem que ser mais limpo”, afirmou.

Looney, que especificará seus planos mais tarde, disse que a transição da empresa fundada há 111 anos significará menos investimentos em combustíveis fósseis a longo prazo e mais em energias renováveis – embora a atual produção de energia convencional seja mantida no curto prazo.

O consultor de petróleo do Greenpeace, Charlie Kronick, criticou a falta de detalhes nos planos da BP e acusou o novo CEO de deixar o cumprimento nas mãos de seus sucessores até 2050, deixando “perguntas urgentes” sem resposta.

Já Murray Worthy, da Global Witness, afirmou que o anúncio da BP é “uma tentativa de atrair manchetes positivas” na imprensa e disse que o plano “não tem credibilidade”.

 

Fonte – EFE

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...