Connect with us

Hi, what are you looking for?

Esporte

Brasileirão terá G6, G7 ou G8 para a Libertadores? Entenda

Do UOL, em São Paulo- Não é somente a briga pelo título que deve acirrar a reta final do Campeonato Brasileiro. A disputa por uma vaga na Copa Libertadores também vai ser intensa nas últimas duas rodadas. Um detalhe, no entanto, pode ser decisivo para definir quem vai garantir vaga para a competição continental em 2021: o Brasileirão terá G6, G7 ou G8 ao término da disputa?

Até o momento, seis times já estão classificados à Libertadores — seja para a fase de grupos ou preliminar. Outros sete estão de olho nas outras duas que restam ao país. E é justamente aí que a classificação final do Brasileirão pode ser determinante.

UOL Esporte explica abaixo os possíveis cenários para a zona de classificação para a Libertadores.

G6

Esse é o cenário mais improvável ao término do Brasileirão. Seria necessária uma combinação de resultados bastante difícil para as últimas rodadas. Isso sem mencionar a Copa do Brasil.

Primeiramente, o Palmeiras, atual campeão da Libertadores e já classificado para a próxima edição, precisaria terminar o Campeonato Brasileiro fora do pelotão dos seis mais bem posicionados. A equipe é atualmente sexta colocada, com 56 pontos — tem dois jogos a menos que os três primeiros da tabela.

O sétimo colocado, também com 56 pontos, é justamente o Grêmio, adversário do Alviverde na decisão do mata-mata nacional. Se o time gaúcho for campeão, seria necessário que, além do Palmeiras, o Tricolor dos pampas também ficasse fora do grupo dos seis primeiros.

Acontece que os times que estão mais próximos dos dois são Athletico-PR e Santos, com seis pontos a menos. Palmeiras e Grêmio (se for campeão da Copa do Brasil) não poderiam somar mais nem um ponto sequer para a possibilidade de preservar a estrutura de G6 na classificação.

G7

Atualmente, é assim que está o Campeonato Brasileiro. Isso acontece porque o Palmeiras, sexto colocado e já classificado para a Libertadores, abre vaga para o sétimo colocado, que no momento é o Grêmio.

O cenário só será alterado se o Palmeiras obrigatoriamente terminar a disputa fora do grupo dos seis mais bem colocados. O Grêmio, se conquistar a Copa do Brasil, também precisaria ficar fora deste pelotão.

Se Palmeiras ou Grêmio (em caso de conquista da Copa do Brasil) ficarem entre os seis melhores, o Brasileirão terminará com G7.

G8

Este é um cenário bastante possível ao término da disputa. Para isso, depende do que vai acontecer na Copa do Brasil. Caso Palmeiras e Grêmio (se conquistar a Copa do Brasil) finalizem entre os seis melhores da competição — atualmente eles são sexto e sétimo, respectivamente — o Brasileirão terá G8.

Nesta situação, ambos já teriam vaga direta para a Libertadores — o Palmeiras por ser o atual campeão e o Grêmio por causa do título da Copa do Brasil — e abririam lugar na principal competição da América do Sul até o oitavo colocado do Brasileirão.

Caso o Palmeiras seja o campeão da Copa do Brasil e finalize entre os seis primeiros, também seriam abertas outras duas vagas para a Libertadores.

Do UOL, em São Paulo.

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

Falta de matéria-prima importada ameaça fabricação de imunizantes contra a covid no país. IFA que chegaria esta semana para o Butantan só desembarca na...