Início Justiça CAE aprova obrigatoriedade de bibliotecas em escolas públicas

CAE aprova obrigatoriedade de bibliotecas em escolas públicas

Orondoniense CAE aprova obrigatoriedade de bibliotecas em escolas públicas
Orondoniense CAE aprova obrigatoriedade de bibliotecas em escolas públicas

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a obrigatoriedade de que todas as escolas públicas de nível básico mantenham bibliotecas, com acervo permanentemente atualizado e acesso à internet. Aprovado com modificações, o PLC 28/2012, do deputado federal Sandes Júnior (PP-GO), segue para o Plenário.

Originalmente o texto contém também a obrigação da contratação de bibliotecários com formação superior para cuidar dos espaços. O relator, senador Pedro Chaves (PRB-MS), retirou esse dispositivo, argumentando que isso representaria, para muitos municípios, um custo que inviabilizaria a iniciativa.

Como houve essa modificação, o projeto terá que retornar à Câmara, caso seja aprovado também no Plenário do Senado.

Sobral

Na sua reunião, a comissão também autorizou um acordo entre o município de Sobral (CE) e a Corporação Andina de Fomento (CAF) para contratação de um crédito de R$ 50 milhões, com garantia da União. O valor será investido em obras de tratamento de água e saneamento básico.

A CAF é um banco regional de desenvolvimento para a América Latina. O valor acordado com Sobral financiará um programa socioambiental que engloba oferta de água tratada, esgotamento sanitário, gestão ambiental, mobilidade urbana e obras de infraestrutura.

Agência Senado