Connect with us

Hi, what are you looking for?

Capital

Caso suspeito de Coronavírus em Rondônia terá o resultado entregue somente na próxima segunda-feira (16)

O Ministério da Saúde ainda não descartou o caso suspeito de coronavírus em Rondônia. A paciente monitorada é uma mulher de 43 anos que viajou ao Japão, em fevereiro, e durante o voo de volta, esteve no mesmo avião do paciente de São Paulo com diagnóstico já confirmado para coronavírus.

Rondônia entrou na lista de de estados suspeitos para COVID-19 no dia 2 de fevereiro, após a mulher de Porto Velho apresentar sintomas semelhantes ao da doença que já matou 3.557 pessoas em 95 países e territórios – de acordo com o levantamento do jornal The New York Times de sábado (7).

A previsão era que o exame da paciente ficasse pronto e fosse divulgado no sábado (7), mas a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) informou que houve uma prorrogação e o resultado deve sair apenas na segunda-feira (9).

Procurada, a assessoria da Agevisa informou que a seguinte informação:

Os resultados, tanto laboratorial para outros vírus respiratórios como o vírus Influenza A e B realizados pelo Lacen-RO quanto para comprovação ou não do Coronavírus serão divulgados aos veículos de comunicação a partir de segunda-feira (16).

Entenda o caso

Após a confirmação do primeiro caso oficial de suspeita de Coronavírus em Porto Velho, o Coordenador Estadual do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Sid Orleans, comentou sobre a paciente suspeita.

Segundo Orleans, a mulher de 43 anos viajou para o Japão no dia 31 de janeiro e retornou para o Brasil dia 20 de fevereiro. Em seu retorno, fez conexão na França, voltando para o Brasil no mesmo avião que o paciente confirmado com Coronavírus, morador de São Paulo.

O Ministério da Saúde após confirmar o primeiro paciente infectado com o vírus, mapeou todas as pessoas que tiveram contato direto e indireto com ele, incluindo todos os passageiros do avião. Este mapeamento apontou uma pessoa da cidade de Porto Velho e por não apresentar sintomas, ela foi somente observada.

Sid Orlens, explicou para o Orondoniense que a paciente atualmente não apresenta mais sintomas aparentes e está, como o recomendado, em isolamento residencial, sendo monitorada ela e sua família por mais 14 dias.

Caso haja confirmação do vírus no estado de Rondônia, o coordenador do CIEVS, roborou que o Estado já possui um Plano de Contingenciamento do Covid-19.

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

Falta de matéria-prima importada ameaça fabricação de imunizantes contra a covid no país. IFA que chegaria esta semana para o Butantan só desembarca na...