Sem categoria

Chapa 12 ‘Eu sou Psicólogo (a) – Somos todos CRP’ participa de debate, na capital

Objetividade, transparência e conhecimento marcaram a participação da Chapa 12 Eu sou Psicólogo (a) – Somos todos CRP, no diálogo promovido pelo Conselho Regional de Psicologia 20. O encontro aconteceu sábado, 27, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (Sindisef), em Porto Velho, com a participação das chapas concorrentes ao plenário do CRP 24. União da categoria foi a palavra de ordem da cabeça da Chapa 12, a psicóloga Mercedes Araújo Gurgel e do psicólogo Vinicius Gomes da Silva.

Quais são os principais desafios para o sistema conselhos e para a profissão nos próximos anos foi a primeira pergunta formulada. Para Vinicius, o maior desafio será a estruturação do CRP 24. Mercedes complementa dizendo que a união da classe também é um dos desafios. “A aproximação dos profissionais dos dois estados vai permitir a visibilidade para uma melhor atuação do Conselho” afirma.

O segundo ponto abordado foi se a chapa é composta por representantes de Rondônia e Acre e como o movimento vai avançar na regionalização e interiorização da gestão. Segundo Vinicius a ideia é entender quais são as reais necessidades dos profissionais dos dois estados. Ele lembra que em Rondônia, o maior número de psicólogos está no interior, enquanto no Acre, os profissionais da área atuam na capital. “A criação de polos regionais vai facilitar esse diálogo do profissional do interior. É importante essa aproximação”.

Também foram indagadas as ações o Conselho vai realizar para contribuir às melhores condições de trabalho da categoria. Mercedes lembra que essa questão não necessariamente é uma atribuição do Conselho. Porém, a aproximação com as instituições formadoras vai permitir interferir e aproximar junto a categoria, para que melhor capacitados, estejam prontos para melhores condições de trabalho.

Quanto aos recursos que a chapa vai utilizar na sua gestão para ampliar a participação da categoria nas decisões do CRP Rondônia, a psicóloga e candidata à Presidência da entidade, Mercedes ressalta como mais um desafio. Ela acredita que a aproximação do Conselho das instituições formadoras vai possibilitar aos profissionais, ainda na academia, o conhecimento do seu Conselho, e suas principais atribuições. “Como psicólogos somos parte desta instituição. Outro desafio é divulgar para a categoria o que o Conselho realiza, utilizar as mídias sociais para mostrar à sociedade, além dos muros da psicologia, o que é o Conselho, o que faz o profissional de psicologia e a importância do seu trabalho”, pontua.

Sobre o desmembramento e a criação do CRP 24 Rondônia e Acre, Mercedes lembra que foram 16 anos alimentando um sonho, pensado, planejado e executado pela gestão atual do colega chapa Cleibson André. “Por mais que saibamos que o desmembramento é algo previsto em resoluções do CRP, sabemos que se não tivermos uma gestão arrojada e competente, não tem como planejar e executar uma ação tamanha, como é o desmembramento de um sistema conselho, e quanto a isso damos crédito a atual gestão, pelo conhecimento e experiênciaque o nosso grupo tem e nessas eleições conseguimos um grupo competente, ético e com muita capacidade para gerir nosso CRP, pois juntamos orientação e gestão e isso fará toda diferença para a categoria. Acreditamos que os profissionais psicólogos irão reconhecer isso nesta eleição. Pelo menos é o que o nosso grupo espera”, disse.

Encerrando o encontro, mediado pela jornalista Elaine Maia, os representantes das chapas apresentaram as considerações finais. Os psicólogos Mercedes e Vinicius destacaram que “o CRP 24 está sendo gerado, e isso é conquista nossa”. Também falaram da maturidade e compromisso para manter esse resultado e trabalhar na realização de tantos outros sonhos no campo da psicologia para Rondônia e Acre. “Estamos prontos e seguros para viver esse tempo. Por que somos todos psicólogos. Somos todos CRP”, disse.

A Chapa 12 Eu sou Psicólogo (a) – Somos todos CRP conta ainda com o engajamento de profissionais psicólogos de Porto Velho, Cacoal, Ariquemes, Pimenta Bueno, Vilhena, Ji-Paraná (RO), Rio Branco (AC). A votação será realizada na modalidade online, das 8 horas do dia 23 de agosto de 2019, às 17 horas do dia 27 de agosto de 2019; e, nos locais de votação no dia 27 de agosto, das 8 às 17 horas, respeitados os fusos horários das diversas regiões do país.

Comentários

Fonte
Assessoria
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios