Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

Cinco municípios de Rondônia registram surto de dengue

Divulgação

Pelo menos cinco municípios de Rondônia registraram surto de dengue no mês de maio, e outras nove cidades estão classificadas em estado de alerta. Os dados são da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), da última semana.

Entre 3 de janeiro a 15 de maio, 893 casos de dengue foram confirmados e mais 300 estão em investigação. Nenhum óbito foi registrado.

Veja a tabela abaixo que mostra as cidades que apresentam surto para dengue. A análise leva em conta a quantidade de habitantes de cada município.

Cidade Casos confirmados Casos suspeitos
Buritis 151 219
Chupinguaia 66 72
Parecis 44 130
Presidente Médici 11 101
Primavera de Rondônia 16 38
Veja abaixo as cidades que estão em estado de alerta para dengue:
Cidade Casos confirmados Casos suspeitos
Alto Alegre dos Parecis 3 22
Alto Paraíso 25 30
Costa Marques 28 30
Guajará-Mirim 49 57
Pimenta Bueno 36 110
São Felipe d’Oeste 5 6
São Francisco do Guaporé 58 58
Seringueiras 10 23
Teixeirópolis 4 9

Ainda de acordo com a Agevisa, a cidade de Parecis também apresenta nível de surto para Zika e Chikungunya, doenças que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Entre os principais locais que servem como criadouros do mosquito no estado estão: caixas d’água, pequenos depósitos móveis, depósitos fixos, pneus, recipientes plásticos, latas sucatas, entulhos e depósitos naturais.

Portanto, manter os ambientes limpos dentro e fora de casa, principalmente no período de chuvas, é importante para prevenir a proliferação das doenças. Para iniciar a limpeza, é recomendado eliminar os focos de água parada como desobstruir calhas e eliminar o lixo a céu aberto.

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço...