Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cultura

CINEMA – Enquanto o terrir não acaba – Por Humberto Oliveira

Com a morte de Zé do Caixão, o não menos icônico Ivan Cardoso, se tornou herdeiro do mestre do terror nacional, mas não como imitador, mas um herdeiro com estilo próprio. Tanto que Cardoso é o rei do terrir, o terror com comédia.

De sua lavra podemos destacar longas como O segredo da múmia, As sete vampiras e O escorpião escarlate. Todos influenciados por clássicos filmes de monstros, quadrinhos, seriados de televisão e também programas de rádio, dentre eles as aventuras do Anjo. Ivan Cardoso não considera seus filmes trash, pois segundo o diretor, foram realizados com apuro técnico e ótimo elenco.

Para conhecer mais da história e carreira deste peculiar cineasta brasileiro, fã de filmes de terror, os fãs, cinéfilos, estudiosos e curiosos têm a disposição o ótimo livro biográfico Ivan Cardoso, o mestre do terror, escrito pelo pesquisador de cinema Remier para a coleção Aplauso, editado pela Imprensa Oficial de São Paulo.

Trailer de O Segredo da Múmia:

O cineasta sempre foi original, inovador, um artista primitivo que sempre desafiou as classificações e ditames da linguagem cinematográfica, assim como o seu ídolo Zé do Caixão, tão primitivo quanto. Em seu depoimento, Ivan Cardoso disseca toda a sua filmografia.

Trailer de As Sete Vampiras:

Fotógrafo, ator, artista plástico, jornalista, diretor e produtor de cinema. É mais conhecido como cineasta. Estreou no cinema em 1970 com Nosferatu no Brasil, filmado em super-8 e tendo como ator o poeta tropicalista Torquato Neto. Sua filmografia compreende mais de vinte curtas e seis longa, o primeiro dos quais foi O Segredo da Múmia em 1982. Depois desta produção e de As Sete Vampiras  (1986), ficou caracterizado como mestre do terrir devido à mistura de terror, humor e sexo. Nos anos setenta participou ativamente dos movimentos artísticos de vanguarda ao lado de artistas como Hélio Oiticica e Décio Pignatari. A fotografia foi sua primeira atividade, uma prática iniciada no fim dos anos sessenta através da qual registrou seu trabalho e os muitos artistas, parceiros e amigos, que conheceu na sua atividade. Seu arquivo é constituído de cerca de 80 mil negativos. Desde 1967 participa de numerosas exposições coletivas no país e no exterior.

Trailer de O Escorpião Escarlate

Ao assistir a um filme de Cardoso, o espectador tem duas escolhas. Morrer de medo ou morrer de rir. Só não vai conseguir ficar indiferente.

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

Nesta manhã, a diretoria do SINPOL, reuniu-se com o Secretário de Saúde, Dr. Fernando Máximo, com o Secretário de Segurança Adjunto, Dr. Hélio Gomes...