Nesta quarta – feira (20), quatro caminhões da empresa Air Liquide saíram de Porto Velho com destino a Manaus para levar 100 mil m³ de oxigênio. A carga está sendo escoltada pelas equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do DNIT. A viagem de 838 quilômetros até a capital do Amazonas será pela BR-319, considerada uma das piores do país — por causa de atoleiros “gigantes” no período chuvoso.
A logística deste comboio conta com seis viaturas da PRF e o apoio de duas retroescavadeiras do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). As máquinas ajudarão em um eventual atoleiro que os caminhões possam ‘cair’ de Humaitá (AM) para frente.
O trajeto pela BR-319 foi a única forma encontrada para economizar em cerca de 75% o tempo de viagem, pois se os caminhões fossem de balsa pelo rio Madeira, a viagem iria durar seis dias.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o oxigênio enviado pelo governo federal está sendo transportado até Manaus para ajudar no controle do novo surto da Covid-19. Desde a semana passada, a cidade sofre com falta de oxigênio nos hospitais, e já transferiu mais de 100 pacientes para continuarem o tratamento da Covid em outros estados.
