Comentando Notícia | Marcos Souza

Marcos Souza Gomes, paulista, nascido em Ipaussu (SP), foi criado quase que a vida inteira em Porto Velho (RO), é formado em Comunicação Social, Jornalismo, pela Faro – da primeira turma do Estado de Rondônia. Iniciou como revisor do Jornal Alto Madeira, em 1992, e depois passou a ser repórter do segmento cultural do matutino e em 1996 foi editor do Caderno Dois. Logo que se formou, em 2005, junto com mais três amigos de faculdade fundou o portal de notícias Rondoniaovivo, onde permaneceu até 2015. Especialista em cultura pop, crítico de cinema, atuante nas redes sociais, hoje trabalha como produtor de reportagem na SIC TV Record RO e é editor de matérias do site O Rondoniense.
Geral

COMENTANDO A NOTÍCIA – Suspeitas na Câmara, jornalista e Museu do Videogame em Porto Velho – Por Marcos Souza

MP INVESTIGA NOMEAÇÕES SUSPEITAS NA CÂMARA DE PORTO VELHO

E agora José? Quem deu uma conferida no Diário Oficial do Ministério Público de segunda-feira (08), precisamente na folha 02, deu de cara com a Portaria nº 008/2019/7ª PJ, na qual o órgão, através da 7ª Promotoria de Justiça, abriu inquérito civil público (nª 2019001010006842) onde o Promotor de Justiça Geraldo Henrique Ramos Guimarães pede para apurar possível preterição na nomeação dos candidatos aprovados no concurso público da Câmara Municipal de Porto Velho.

Além de apurar o aumento significativo de comissionados em alguns gabinetes, que causou o aumento da verba de gabinete, consta na peça que boa parte dos contratados não têm a qualificação exigida em edital para os cargos nomeados, sendo lotados em departamentos e divisões da Câmara aquém de suas atividades.

Resumo: vem chumbo grosso por aí e prepare para ver exonerações saindo pelo rodo.

DIA DO JORNALISTA I

No dia do jornalista, data essa nada comemorativa no domingo passado (07), tivemos uma homenagem negativa e que resume bem o quanto a nossa profissão é de risco e fadada a escárnio. O jornalista e excelente profissional da Rede Globo, Carlos de Lannoy, fez uma baita matéria a respeito de um fuzilamento equivocado do exército sobre um carro em que estavam membros de uma mesma família, ação essa em que se acabou matando um músico. O caso repercutiu muito na imprensa e nas redes sociais, porque os militares descarregaram 80 disparos contra o veículo e cerca de 200 cápsulas de fuzil foram encontradas no chão próximo de onde ocorreu a tragédia. Logo depois da matéria ter sido exibida no Fantástico um fanático, advogado e votante do atual presidente Jair Bolsonaro, fã do Sérgio Moro, enviou uma ameaça via Instagram ao jornalista, com as seguintes palavras: “mexeu com o Exército, assinou sua sentença. Sua família vai pagar. Aguarde cartas”.

Quem escreveu essa ameaça foi Erik Procópio de Moura, do Rio Grande do Norte, que tentou ser vereador pela cidade de Nísia Floresta, em 2012. Imediatamente o jornalista respondeu: “O que você fez não é apenas uma afirmação vergonhosa, infeliz e lamentável, mas um crime previsto em lei”.

Na última terça-feira (09) o advogado pediu desculpas ao jornalista e sua família, apagou o seu post de ameaça e disse: “Minhas sinceras desculpas! O comentário foi apagado! Completamente desmedido e descabido. @carlosdelannoy é um grande profissional e fica meu respeito e pedido de desculpas!”.

Nos últimos tempos muitas pessoas têm inflado o peito para cometer ameaças, até inspiradas no atual governo, onde quase tudo se resolve com conduta de extrema direita, terminando por formar um exército de cegos pela violência. No dia do jornalista esse tipo de situação poderia ser um troféu para o profissional da imprensa, pois quem incomoda é relevante e se é relevante, é notório. Mas quando envolve vida e a segurança da família, não, não é um troféu de relevância, mas de preservação. O dia do jornalista serve para lembrar que para nós, jornalistas, vivermos situações como essas é mais comum do que se pensa, e temos que estar preparados para tudo.

Lamentável que ainda ocorram situações dessa natureza e existam seres bestiais como esse advogado.

DIA DO JORNALISTA II

Ainda sobre o dia do jornalista, quero registrar o carinho do meu mestre e professor de faculdade de ética, Cleiton Pena, proprietário da Pna Publicidade, um dos grandes comunicadores que a TV já teve. A sua homenagem a minha pessoa no Facebook foi uma surpresa notória e emocionante. Repito e agradeço as palavras de carinho.

“Muitos jornalistas pra homenagear hoje. A lista é grande. Especialmente aqueles que são éticos, como meu mestre Marcos Gomes. Discutimos Ética na academia. O debate convergiu para a prática, e ele é um mavioso exemplo de que meu trabalho como professor não foi em vão. Ele não se deixou contaminar pelos achadores ao vivo, off line, digitais ou analógicos, os de agora e os de sempre. Parabéns. (Cleiton Pena)”

MUSEU DO VIDEOGAME ITINERANTE EM PORTO VELHO

Vai ser sábado (13) no Porto Velho Shopping a abertura do Museu do Vídeogame Itinerante, com entrada gratuita. Para fãs desse tipo de plataforma de diversão digital é um prato cheio e muito, muito saboroso. Serão mais de 300 consoles, jogos antigos e atuais, com simuladores de corridas e até torneios.

A exposição marca os 47 anos de história da evolução dos videogames e terá algumas relíquias do seu acervo expostas aos visitantes, como o Magnavox Odyssey, de 1972, o primeiro console fabricado no mundo, e o clássico Telejogo Philco Ford, de 1977, o primeiro videogame fabricado no Brasil. Serão muitas memoriabílias com games clássicos de várias gerações e consoles – Atari e Super Nintendo. Lembrando que essa exposição estimula e promove o concurso de Cosplay, com personagens clássicos.

Para quem quiser participar dos torneios e competições no período em que o museu estará em exposição na cidade basta fazer a inscrição utilizando o aplicativo do “Porto Velho Shopping” – que é gratuito, para Android ou IOS.

Mais informações a respeito de tudo sobre o Museu do Videogame Itinerante você pode conferir clicando AQUI.

Confira o vídeo que dá uma amostra de como vai ser participar dessa exposição imperdível:

Contato, mensagens, fotos e outras informações pelo e-mail: marcos35anos@gmail.com

Comentários

Via
O Rondoniense
Fonte
Marcos Gomes
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios