Comentando Notícia | Marcos Souza

Marcos Souza Gomes, paulista, nascido em Ipaussu (SP), foi criado quase que a vida inteira em Porto Velho (RO), é formado em Comunicação Social, Jornalismo, pela Faro – da primeira turma do Estado de Rondônia. Iniciou como revisor do Jornal Alto Madeira, em 1992, e depois passou a ser repórter do segmento cultural do matutino e em 1996 foi editor do Caderno Dois. Logo que se formou, em 2005, junto com mais três amigos de faculdade fundou o portal de notícias Rondoniaovivo, onde permaneceu até 2015. Especialista em cultura pop, crítico de cinema, atuante nas redes sociais, hoje trabalha como produtor de reportagem na SIC TV Record RO e é editor de matérias do site O Rondoniense.
Geral

COMENTANDO A NOTÍCIA – Tabata, Chernobyl e o comedor de juízas – Por Marcos Gomes

O NOME DELA É TABATA

Você entra nas redes sociais, Facebook Twitter e Instagram (para quem segue canais de notícias) e o nome da jovem deputada que deu um ultimato ao ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, na quarta-feira  quando ele participou de uma audiência pública na Câmara, é Tabata Amaral, do PDT. Diante de um apático e monossilábico ministro que não soube esclarecer o plano educacional para a pasta em sua gestão.

Tabata, que é filha de um cobrador de ônibus e de uma bordadeira e diarista, que cedo largou a periferia de São Paulo para estudar em uma das mais prestigiadas universidades do mundo, Harvard, onde cursou astrofísica e ciência política, soube com uma articulação invejável e um coice deixar Vélez irritadiço e mudo, em determinado momento ela cobrou dele:

“Já se passaram três meses e em um trimestre não é possível que o senhor apresente um Power Point com dois, três desejos para cada área da Educação. Onde estão os projetos, as metas, quem são os responsáveis? Isso não é um projeto estratégico. Isso é uma lista de desejos. Eu quero saber onde eu encontro esses projetos? Quando cada um começa a ser implementado? Quando serão entregues? Quais são os resultados esperados? São três meses e a gente consegue fazer mais do que isso.”

O vídeo que viralizou com os questionamentos de Tabata ao ministro e detonou a pasta do atual governo que está com mais problemas e sem gestão, com erros crassos e demissões imediatas, só ajuda a colocar mais lenha nessa fogueira. O MEC, antes um celeiro para discípulos do astrólogo e pseudo-filósofo Olavo de Carvalho – foram todos demitidos -, está em uma crise que vem gerando um desgaste muito grande ao colombiano.

Veja o vídeo lindo e esclarecedor de Tabata na audiência quando encostou o ministro Vélez na parede.

CHERNOBYL

Dica de entretenimento sério e atual sobre um fato castatrófico da recente história mundial. O acidente nuclear de Chernobyl, a usina que possuía o maior reator nuclear do mundo, localizada na Rússia, na época do acidente, 26 de abril de 1986, era um território que integrava a falecida URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), conhecida como República Socialista Soviética da Ucrânia. Considerado como o maior acidente nuclear da história pelos absurdos números até hoje nunca registrados em outro acidente – incluindo o recente acidente de Fukushima – ambos atingiram a escala numa classificação de eventos dessa natureza de nível 7 (que é o máximo). Cerca de 500 mil trabalhadores foram envolvidos para conter a contaminação radioativa iminente. Em 2005 a Organização das Nações Unidas divulgou um relatório onde atribuiu 56 mortes até aquela data – 47 trabalhadores acidentados e nove crianças com tumor na tiroide, estimando que por volta de  4000 pessoas morreriam de doenças relacionadas com o acidente.

Ok. O canal HBO vai exibir uma minissérie a respeito desse acidente, intitulado apenas “Chernoby”. Vai ter cinco episódios e estreia no dia 06 de maio. O trailer – que é chocante e surpreendente – dessa atração foi divulgado hoje e vale a pena conferir.  Reserve essa dica.

O COMEDOR DE JUÍZAS

“Reconheço que as colocações foram inadequadas, infelizes e que, de fato, acabam por reforçar uma cultura machista que ainda é latente em nossa sociedade. Assumo os meus erros e com eles procuro aprender. Espero que este episódio sirva de lição não só para mim, mas para todos os homens que tratam um assunto muito sério como se fosse brincadeira”.

Assim declarou o Desembargador José Machado Júnior, de Santa Catarina, após ter um vídeo divulgado e viralizado na internet, onde ele aparece ao lado do cantor Leonardo, falando barbaridades a respeito de juízas, supostamente “amigas”, em tom de brincadeira e com cunho altamente machista dizendo que “vamos aí comer vocês”, quando o cantor Leonardo mandou um abraço às juízas citadas pelo desembargador. Depois ainda soltou outra frase de impacto, sempre abraçado ao cantor, “ele segura e eu como”.

Resultado. O Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público e da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas repudiaram as falas do desembargador. Uma nota foi publicada expressando a reação dessas entidades:

“Num país em que uma mulher é estuprada a cada 10 minutos, é inadmissível o comportamento sexista adotado pelo desembargador, que, ainda que em tom jocoso, expõe as magistradas destinatárias da mensagem como objetos sexuais e banaliza a conduta de violência sexual, atingindo todas as mulheres, reforçando uma cultura machista e misógina que, infelizmente, ainda insiste em violar os direitos mais basilares da população feminina diariamente”.

O vídeo:

Os diálogos:

“Tá gravando, já? Ô Aline, Mônica, Patricia, Ângela, Karen, minhas amigas juízas, se eu esqueci de alguém… Eu queria apresentar aqui para vocês meu amigo caiobá, também conhecido como Leonardo, que quer mandar um abraço para vocês”, diz o magistrado no início do vídeo.

“Aline, grande beijo para você, doutora, um beijo para todas as suas amigas juízas”, afirma Leonardo.

“Nós vamos aí comer vocês”, diz Jaime Machado Júnior.

“Vamos”, afirma o cantor.

“Ele segura e eu como”, diz o desembargador.

Marcos GomesTwitter: @marcoseterno – Facebook: Marcos Gomes – E-mail: marcos35anos@gmail.com

Comentários

Via
O Rondoniense
Fonte
O Rondoniense
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios