Política e Cidadania

Comissão geral debate hoje desdobramentos da tragédia de Brumadinho

O Plenário da Câmara dos Deputados reúne-se hoje, a partir das 9 horas, em comissão geral para debater os desdobramentos da tragédia de Brumadinho (MG). O evento foi proposto pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) com o objetivo de discutir as circunstâncias e as responsabilidades do rompimento da barragem da Vale.

O rompimento, ocorrido em 25 de janeiro deste ano, resultou em um dos maiores desastres com rejeitos da mineração no Brasil. Já foram contadas mais de 165 mortes e pelo menos 155 estão desaparecidos.

Paulo Pimenta destaca que o episódio em Brumadinho reacendeu o debate nacional e internacional acerca dos modelos de barragens de rejeitos existentes. “É preciso, com extrema urgência, debater a viabilidade das barragens a montante e as circunstâncias que levaram ao crime ambiental ocorrido no último dia 25 de janeiro”, defende. Ele também espera que se cheguem aos responsáveis pelo ocorrido.

A Câmara já instalou uma comissão externa para acompanhar os desdobramentos da tragédia e nos próximos dias deve instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito de Brumadinho. Há ainda a intenção de instalar uma CPI Mista para investigar as responsabilidades.

Agência Câmara Notícias

Comentários

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios