Connect with us

Hi, what are you looking for?

Capital

CONSELHO DA AMAZÔNIA – Vice-presidente vem a Rondônia nesta terça-feira (10) para se reunir com Governo e imprensa

O vice-presidente Hamilton Mourão vem a Porto Velho, Rondônia, nesta terça-feira (10), onde pretende oficializar e apresentar ao Governo do Estado as considerações que serão discutidas pelo Conselho da Amazônia, que deve fazer sua primeira reunião no dia 25 próximo, quando então apresentará o plano com os objetivos e metas das ações para a proteção, preservação e desenvolvimento da região amazônica.

Mourão visitou Belém, no Pará, na quinta-feira (05) já passou por Macapá, no Amapá, e São Luís, no Maranhão. Ele também já esteve em Roraima e no Amazonas, concluindo suas visitas aos demais estados da Amazônia Legal – Mato Grosso, Rondônia, Acre e Tocantins na próxima semana.

O objetivo do vice-presidente é ouvir as propostas dos governos estaduais, suas necessidades e os pontos de convergência que podem se integrar ao trabalho do governo federal.

Segundo Mourão, se não houver essa junção de esforços entre o que o governo federal realiza e o que os governos estaduais têm planejado, não vai ser possível cumprir a meta de proteger, preservar e desenvolver a Amazônia.

O Conselho da Amazônia foi reinstalado pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro deste ano para integrar ações federais na região amazônica, incluindo articulação com estados, municípios e a sociedade civil.

Histórico do Conselho da Amazônia

O colegiado é coordenado pela Vice-Presidência e reúne 14 ministérios. Criado originalmente em 1995, no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, o conselho era subordinado ao Ministério do Meio Ambiente e tinha, entre os seus integrantes, os governadores dos estados da região.

De acordo com Mourão, entretanto, mesmo sem cadeira no conselho, os governos estaduais não estão de fora. “Não é porque governadores não estão sentados lá que eles não têm voz. Muito pelo contrário, eles têm voz. Mas a nossa finalidade é integrar as políticas do governo federal”, concluiu.

Na terça-feira (10) o vice-presidente desce na Base Aérea de Porto Velho, onde deve recebe à imprensa em uma entrevista coletiva para falar sobre o Conselho da Amazônia Legal, em seguida vai ao encontro de autoridades do Governo.

O Rondoniense (Marcos Souza)

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

Nesta manhã, a diretoria do SINPOL, reuniu-se com o Secretário de Saúde, Dr. Fernando Máximo, com o Secretário de Segurança Adjunto, Dr. Hélio Gomes...