Capital Rondônia

Cooperativa completa 10 anos de atividades promovendo desenvolvimento econômico e fortalecendo a agricultura familiar

Assessoria

Com foco em ações de desenvolvimento sustentável a COOPPROJIRAU se consolida como sendo a segunda maior empresa geradora de empregos da região de Nova Mutum Paraná

A Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) criada em setembro de 2010, fica localizada em Nova Mutum Paraná e desenvolve projetos de geração de renda, capacitações e assistência técnica, além da organização da produção agropecuária para comercialização para a região e todo Estado de Rondônia.

Atualmente, a COOPPROJIRAU conta com 160 cooperados e vem se consolidando como uma das cooperativas mais bem-sucedidas do Estado de Rondônia no que tange desenvolvimento de serviços agroflorestais, industrialização, comercialização de alimentos e execução de programas sociais.

De acordo com o Gerente da COOPPROJIRAU, Cássio Braga, são 10 anos de atuação no Estado de Rondônia, e cerca 99% dos resultados obtidos pela cooperativa são de origem da prestação de serviços em parceria com empresas privadas e organizações não governamentais. “Podemos destacar os serviços de reflorestamento em recuperação ou revegetação de áreas degradadas, Áreas de Preservação Permanente, Sistemas Agroflorestais e Monitoramento e Combate a Incêndios Florestais nas Áreas Implantadas”, citou Cássio Braga.

Como resultado da consolidação dos trabalhos desenvolvidos nestes 10 anos, a COOPPROJIRAU, já possui duas agroindústrias, uma de polpa de frutas (açaí) e outra de farinha, além do trabalho de Reflorestamento na Amazônia, Assistência Técnica Rural (ATER), Consultoria Ambiental e Transferência de Tecnologia.

A Presidente da COOPPROJIRAU, Sandra Vicentini, afirma que é fundamental fortalecer a cadeia produtiva da mandioca e do açaí, buscando alternativas para a melhoria tanto no sistema de produção, processamento, armazenamento e comercialização, com isso foram muitos ganhos para os cooperados, para região e o Estado de Rondônia com a instalação das agroindústrias.

          “Já estamos nos trâmites para regulamentação da comercialização de novos produtos que são: a mandioca congelada in natura, goma de tapioca e o tucupi, assim, logo teremos mais produtos para oferecer para o mercado de Porto Velho e de toda região”, ressaltou Sandra Vicentini.

Com os 10 anos de atuação fizeram da COOPPROJIRAU uma cooperativa bem-sucedida e com muitas histórias de sucesso para contar. A COOPPROJIRAU, busca incansavelmente a superação de seus desafios e o reconhecimento dos seus produtos e serviços a nível internacional, tornando-se referência no setor cooperativista.

 SOBRE A COOPPROJIRAU

A constituição da Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) ocorreu por meio de um processo de debates entre produtores e equipe técnica do Observatório Ambiental Jirau, no âmbito do Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, o que resultou na realização da assembleia de constituição para aprovação do estatuto em 25 de setembro de 2010, com a participação de 27 cooperados moradores de Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná e dos Ramais 31 de Março, Brito, Caldeirão, Cical e Arrependido.

A COOPPROJIRAU é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) que desenvolve projetos de geração de renda e projetos sustentáveis para a zona rural de Porto Velho – Rondônia/Brasil.  Para conhecer mais sobre as ações da COOPPROJIRAU, acesse o site: https://www.coopprojirau.org.br/ .

Assessoria